4 impactos da revolução digital no RH

Para atender às novas demandas, o setor incorporou tecnologias e está mudando as formas de interação.

07-08-2018

revolução digital no rh

Com as novas tecnologias e o avanço da internet como ferramenta de trabalho, houve uma verdadeira revolução digital no
RH. O fenômeno tem sido responsável por colocar fim à burocratização nas funções do setor e provocar mudanças estratégicas para o mercado.

Neste artigo, vamos abordar quatro delas e mostrar como cada uma influenciar afeta no crescimento da sua organização. Confira!

1. Uso de redes sociais profissionais

Há um tempo, o foco das redes sociais profissionais era o networking e a comunicação entre marcas e pessoas ativas no mercado. Mas elas passaram a ser vistas como ferramentas pelo RH, a fim de substituir a mídia tradicional no processo de recrutamento e seleção.

Com isso, plataformas que têm uma grande base de usuários, como o LinkedIn e o Behance, se converteram em soluções dinâmicas e de baixo custo. Por meio delas, é possível:

  • anunciar uma vaga e atualizá-la;

  • captar currículos para um processo externo ou banco de dados;

  • averiguar informações de um candidato (como portfólio, formação acadêmica e experiência profissional).

2. Recrutamento online

O recrutamento de novos colaboradores também foi influenciado pela revolução digital no RH. Ele passou a ser parcial ou totalmente virtual.

Isso acontece graças a softwares capazes de realizar etapas como questionário de triagem, dinâmica de grupo, teste de competência e análise comportamental. E isso logo após a submissão do currículo pelo candidato.

Por fim, quem passa por essa avaliação participa de uma entrevista online pré-agendada para conversar sobre salário e benefícios, além de verificar a afinidade com o cargo disponível. Aplicativos como Skype, FaceTime, WeChat e Hangouts podem ser úteis nesse momento.

Assim, é possível otimizar o tempo do setor e diminuir o custo da empresa com a etapa presencial do processo seletivo.

3. Automação de tarefas

Outra mudança é a automação de tarefas. Um sistema de gestão facilita a realização de atividades manuais a fim de tornar mais eficiente o processo interno da área. Por meio desse recurso, é possível:

  • controlar o ponto de trabalhadores internos e externos;

  • inserir e atualizar o registro de funcionários;

  • elaborar treinamentos;

  • monitorar o índice de contração e turnover;

  • supervisionar o uso de equipamento de proteção individual;

  • administrar a folha de pagamento;

  • gerenciar fornecedores de benefício (como vale-alimentação, vale-transporte e plano de saúde).

4. Centralização de informações

Fora o que já foi dito, também é possível centralizar informações em um único ambiente virtual devido à adoção da intranet.

Dessa forma, há uma democratização do acesso à política institucional, a eventuais avisos e aos dados corporativos. A empresa otimiza sua comunicação interna, alcança o alinhamento de setores e gera integração entre supervisores e subordinados.

Como você pôde perceber, a revolução digital no RH assumiu um papel essencial para tornar a área mais eficiente, rápida e estratégica — além de bem menos dispendiosa para a companhia.

Ainda sobre recrutamento e seleção neste artigo, aproveite para conferir no Santander Negócios e Empresas, o portal onde você poderá anunciar suas vaga e atrair profissionais cada vez mais qualificados para o seu negócio.

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