5 benefícios da automação de tarefas para as empresas

A automação de tarefas pode trazer diversos benefícios para o dia a dia de uma empresa. Confira 5 dessas melhorias neste artigo!

16-05-2018

automação de tarefas


A crise econômica tem levado as empresas a buscarem meios de aumentar a produção e os lucros com uma equipe reduzida. Para isso, a solução mais eficiente é a 
automação de tarefas e utilização de softwares para ações repetitivas, contando com diversas possibilidades de comandos e ajustes.

Neste cenário, elaboramos um artigo com 5 benefícios acarretados pelo uso dessa tecnologia. Leia e entenda melhor!

1. Aumento de produtividade

O ser humano não é tão bom em realizar tarefas repetitivas quanto as máquinas e sistemas computadorizados. Portanto, a automação de tarefas aumenta a produtividade, pois diminui possibilidade de erros, doenças e lesões laborais. Com a automação sua empresa produz mais e melhor.

 

2. Redução de custos

Sistemas autônomos são mais precisos, por isso, diminuem o gasto em energia, pessoal, horas extras e matéria prima, além de identificarem desperdícios e possibilitarem a correção rápida de problemas no processo produtivo. A produção e utilização de recursos sem margem de erro reduz de maneira significativa os custos da sua produção.

 

3. Aumento de lucros

A automatização trará a confiança do mercado em produtos ou serviços uniformes e eficientes. Com o reconhecimento do mercado, produzindo mais e com um custo menor, seus lucros aumentarão, proporcionando um crescimento no seu negócio de maneira sólida.

 

4. Otimização da capacidade de gestão

Os processos automatizados produzem relatórios precisos que permitem a correção de falhas de maneira exata, identificam gastos por setor, e também propiciam uma visão global de toda a cadeia produtiva pela informatização e integração desses processos em um software que possibilita a auditoria permanente.

5. Melhoria para o trabalhador

Os gastos trabalhistas em nosso país são bastante elevados com pouco retorno para o trabalhador e excesso de tributação para o empresário. Assim, para se manter no mercado, impossibilitadas de contratar mais trabalhadores, as empresas acabam por depender que seus funcionários realizem múltiplas tarefas. O que pode aumentar as jornadas de trabalho para atender a demanda.

Com a automação de tarefas na cadeia produtiva, os gestores e colaboradores ficam liberados para as atividades nas quais são essenciais. Dessa forma, a empresa terá margem de lucro melhor e possibilidade de implementar a premiação por produção, o que diminuirá as horas extras e trará melhoria na qualidade de vida e saúde do colaborador.

A automação também permitirá a presença desse trabalhador junto à família e outras atividades sociais fundamentais para o desenvolvimento pleno do ser humano.

E aí, leitor? Gostou dos benefícios da automação de tarefas para sua empresa? Quer saber mais e se manter atualizado? Assine nossa newsletter e receba mais informações.

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

6 indicadores econômicos que impactam a vida do empreendedor

Notícias e Atualidades

4 tendências de varejo para acompanhar de perto

Desenvolvimento

Branding: como criar uma marca de sucesso

Desenvolvimento

O Nascimento das Multinacionais Brasileiras

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR