Saiba identificar o perfil da sua equipe utilizando testes de personalidade

Testes de personalidade, quando utilizados da maneira certa, podem ser recursos eficientes para qualificar sua equipe de acordo com o perfil profissional de seus membros.

13-06-2018

teste de personalidade

Os testes de personalidade são excelentes ferramentas para analisar o perfil profissional dos membros de sua
equipe. A partir de sua utilização, é possível identificar as principais características de cada colaborador e, consequentemente, verificar sua adaptabilidade a determinada tarefa ou cargo.

Há alternativas gratuitas (os testes da Soar e da Bayer, por exemplo) que são capazes de detectar fatores como adaptação às mudanças, iniciativa, tolerância à pressão, empatia, capacidade de persuasão, respostas em situações de crise, maturidade, motivação, estabilidade emocional etc.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para apresentar as principais contribuições que os testes de personalidade podem oferecer, além de mostrar os diferentes tipos de perfis profissionais. Boa leitura!

Como os testes de personalidade podem ajudar os gestores de equipes?

Há uma relação  direta entre a personalidade e certos fenômenos, mecanismos, processos psicológicos e tendências comportamentais que se manifestam nos ambientes de trabalho. Alguns dos elementos associados às características de personalidade são sutis e complexos, enquanto outros podem ser simples e claros.

Em todas as organizações há estruturas e normas tanto formais quanto informais, além de procedimentos específicos e valores que podem prevalecer por muito tempo.

Tais variáveis causam um impacto no comportamento do indivíduo no âmbito empresarial, alterando os efeitos naturais de sua personalidade. Daí surge o conceito de “adequação entre o colaborador e o local de trabalho”, que marca a psicologia ocupacional.

Isso significa que a correta identificação do perfil profissional dos membros de sua equipe é essencial para moldar seletivamente e, também, recompensar o 'funcionamento' da personalidade.

Conhecer as habilidades de cada membro da equipe permite ao gestor identificar onde alocar cada um, de forma que o seu desempenho profissional possa se desenvolver melhor. O que, consequentemente, aumenta a produtividade da equipe como um todo.

Quais são os principais perfis profissionais?

Nós, seres humanos, somos naturalmente complexos, de modo que é impossível classificar todas as nossas características (inclusive as profissionais) em um padrão restrito. Sendo assim, o mais comum é encontrarmos profissionais que combinem elementos centrais, articulando-os de maneira particular e única. Entre esses elementos, destacam-se:

?      dominância: são profissionais mais rápidos e diretos, demonstrando altos níveis de dinamismo e autoconfiança;

?      influência: persuasivos e donos de habilidades retóricas, os influenciadores são objetivos e se sentem estimulados por qualquer resistência às suas ideias;

?      estabilidade: são pessoas que prezam a lealdade e sinceridade no trato com seus colegas, sendo excelentes no trabalho em equipe;

?      conformidade: organizados, esses profissionais destacam-se pela competência e precisão ao realizar suas tarefas.

Confira a seguir como esses elementos se combinam para formar alguns dos principais perfis profissionais, discerníveis por meio da aplicação de testes de personalidade.

Perfil visionário

É o profissional que sempre intui o que vai acontecer em determinadas ocasiões, de modo a se antecipar aos fatos e oferecer uma solução adequada aos problemas.

Perfil disciplinado

São colaboradores metódicos e com bons hábitos de organização, mantendo em ordem ferramentas e informações que servem aos demais membros da equipe.

Perfil motivador

São pessoas naturalmente carismáticas, capazes de convencer os outros com facilidade graças às suas excelentes habilidades comunicacionais. Demonstram entusiasmo e otimismo, tentando incentivar os colegas a superarem situações difíceis.

Perfil intelectual

Curiosas, as pessoas de perfil intelectual gostam de investigar sozinhas e aprender coisas novas. Embora possam se mostrar introvertidas, costumam ser altamente preparadas do ponto de vista técnico.

Perfil irreverente

São os colaboradores que entendem pouco sobre boas maneiras e diplomacia dentro da empresa. Porém, o seu forte caráter pode agregar muita energia à equipe.

Perfil conciliador

Essenciais em situações de conflito, os colaboradores de perfil conciliador são capazes de estabelecer pontes entre os colegas de trabalho e entre departamentos. Sempre bem-humorados, eles contribuem para reduzir os níveis de estresse e tensão.

Perfil estrategista

Indispensáveis para uma equipe de sucesso, os estrategistas têm grande capacidade de análise, sendo precisos e muito competitivos. Eles contam com planos A, B e C para qualquer ocasião e, assim, funcionam como o motor do time.

Embora existam inúmeros perfis profissionais, os testes de personalidade são imprescindíveis para garantir que seus colaboradores disponham dos conhecimentos, competências e habilidades que auxiliem a empresa a atingir seus objetivos estratégicos.

Agora que você está por dentro do assunto, tenha isso em mente quando precisar de novos colaboradores. Sabia que o Programa Avançar pode te ajudar a contratar novos funcionários? Temos uma parceria com o portal Trabalhando.com, uma das maiores plataformas de busca e oferta de vagas do mercado, firmada com o objetivo facilitar sua busca por novos talentos. Afinal, empresas são feitas de pessoas, concorda? Conheça nossa solução para anunciar vagas e encontre o elemento que falta na sua equipe!

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

3 tipos de ferramentas de produtividade indispensáveis para todo gestor

Desenvolvimento

Inovação com Maurcio Botelho e Marcio Utsch

Desenvolvimento

Criando Soluções a Partir de Seu Cliente

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR