Pesquisas do IBGE: como usar esses insights nas empresas?

Saiba usar dados públicos para traçar estratégias e monitorar mercados.

11-07-2018
pesquisas do ibge



Nem só de big data vive uma empresa orientada a dados. Se você acha que a sabedoria das informações de mercado está restrita às grandes corporações, está enganado! Relatórios acessíveis, como as pesquisas do IBGE, são muito úteis ao desenvolvimento do negócio.

Se você busca dicas para aplicar o conhecimento ao seu alcance, está no lugar certo. Neste artigo, vamos ensinar a utilizar dados com livre acesso para fortalecer sua presença de mercado e embasar decisões.

Trabalhar com dados sem investir em big data: entenda como

Big data é, sem dúvida, uma tendência. Grandes empresas estão apostando cada vez mais no poder dos dados e investindo pesado para conquistar a vanguarda das estratégias ligadas a esse recurso.

Embora seja eficiente, big data não é a única maneira segura de incorporar o conhecimento de dados ao negócio. Afinal, muito antes das ferramentas contemporâneas de registro e armazenagem de informação, as pesquisas de mercado já forneciam insights importantes à tomada estratégica de decisão.

Por isso, uma empresa em desenvolvimento também pode se beneficiar de uma pesquisa — seja ela de tendências, de preferências ou de consumo — e dispor de dados seguros para potencializar a operação.

Os levantamentos divulgados gratuitamente pelo IBGE, por exemplo, permitem que o gestor analise o mercado de modo amplo, extraindo o que é interessante para o crescimento de sua empresa.

Aproveitando dados disponíveis: utilize pesquisas do IBGE

Não há nada de errado em aproveitar aquilo que já está disponível na internet para atualizar (ou até reformatar) a estratégia do negócio. Na verdade, é bastante inteligente empregar dados recentes na composição de uma tática empresarial.

Como já foi mencionado, o IBGE é uma fonte confiável que, periodicamente, publica conteúdos que podem auxiliar nos desafios de mercado. Confira algumas possibilidades!

Segmentação de mercado

Uma pesquisa demográfica pode ajudar o gestor a identificar o público-alvo, observando características como sexo, faixa etária, grau de instrução, profissão e região de residência.

Essas informações contribuem, por exemplo, para estimar o potencial de mercado de um produto, considerando que sua adesão é maior em determinado perfil populacional (tal como homens de 25 a 35 anos residentes em São Paulo).

Prospecção de cliente

Também ligada à pesquisa demográfica, a oportunidade de prospectar clientes por meio dos dados emitidos pelo IBGE é relativamente simples, embora muito produtiva. A concentração populacional (no caso de vendas B2C) e a atividade empresarial (no caso de atuação B2B) são informações contempladas, por exemplo.

Ao aplicar esse conhecimento na prospecção de cliente, é possível operacionalizar o processo de maneira qualificada, melhorando o resultado de captação.

Definição de preços

A precificação de um produto ou serviço também pode ser ajustada de acordo com dados do IBGE. Faixa de renda e hábito de consumo são informações recorrentemente apresentadas nas pesquisas da entidade.

Ao entender que seu público-alvo ganha até dois salários mínimos e costuma comprar um produto semelhante ao seu apenas uma vez ao mês, você é capaz de cruzar o custo de produção com a demanda de mercado, alinhando sua necessidade ao desejo do cliente.

Contar com as pesquisas do IBGE abre um horizonte promissor para a construção da estratégia empresarial. Aproveite para conhecer outras pesquisas que podem ser úteis para o seu negócio!

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Empresários miram expansão na América Latina

Notícias e Atualidades

Live Marketing: tudo sobre a estratégia queridinha das grandes empresas

Desenvolvimento

Riscos e Oportunidades no Brasil

Desenvolvimento

Dica 2 - Expansão de Negócios

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR