Tendências de venda: o que deve mudar nos próximos anos

Conheça neste artigo algumas das principais tendências que prometem alavancar o setor de vendas em um futuro próximo! Entre elas, estão estratégias de marketing e um atendimento mais próximo ao cliente.

07-06-2018

tendencias de vendas

Se você quer conquistar mais consumidores em um mercado cada vez mais competitivo, é fundamental acompanhar as tendências de venda para os próximos anos. Além disso, você precisa mudar a maneira como interage com seu público, seja no mundo real ou virtual.

Mas, diante de tantas novidades que surgem no mercado, principalmente para quem trabalha com varejo, como escolher as tendências em que apostar? Ao longo deste artigo, nós vamos listar algumas tendências que você precisa ficar de olho e, se for o caso, aplicar no seu negócio para alavancar as vendas. Boa leitura!

Visibilidade orgânica e paga

A maioria dos canais digitais de comunicação já está preparada para aceitar diferentes formatos de anúncios. Isso significa que há diversas possibilidades para elaborar, analisar e gerir campanhas voltadas ao aumento da visibilidade da sua empresa.

É indispensável estar presente nos ambientes online (sobretudo nos que são preferidos pelos seus clientes atuais e em potencial), uma vez que nada menos do que 93% dos consumidores brasileiros iniciam sua jornada de compra por meio de pesquisas online.

Para se beneficiar dessa realidade, a tendência é que as empresas invistam cada vez mais em estratégias de SEO (sigla inglesa que designa os métodos empregados na otimização dos sites para os motores de busca) e AdWords (mídia paga comercializada pela Google, voltada ao posicionamento de anúncios em links patrocinados, banners e redes sociais).

Uso de inbound marketing para atrair clientes

O uso de inbound marketing (também conhecido como marketing de conteúdo) disseminou-se devido ao seu comprovado potencial de atrair clientes. A característica mais marcante dessa tendência está no fato de que a aproximação com o consumidor se dá pela oferta de informações relevantes.

Na prática, ao disponibilizar conteúdos que atendam a uma demanda específica por conhecimento, a empresa fortalece a relação direta com clientes e leads, educando o seu público com assuntos relacionados às suas preferências, padrões de comportamento, objetivos, metas profissionais ou pessoais.

São informações que, de fato, fazem sentido para a persona — conceito que representa um avanço qualitativo em relação ao de público-alvo (utilizado preferencialmente em ações de marketing tradicionais), uma vez que é baseado em dados e pesquisas reais.

Imagine, por exemplo, que você tem uma loja virtual de roupas femininas e a sua persona é uma mulher jovem, que gosta muito de moda e tem dificuldade de combinar bem as peças e acessórios que tem. Você pode, então, criar um blog associado ao seu e-commerce e começar a produzir artigos que respondam essas dúvidas da sua persona: “como montar um look dos anos 60”, “biquíni ombro a ombro: saiba como usar”, “as peças-chave que não podem faltar no seu guarda-roupa”.

Desta forma, por meio de conteúdo relevante, você vai acabar atraindo potenciais consumidoras que se encaixam no perfil dessa sua persona.

A tendência de crescimento do inbound marketing salta aos olhos: de acordo com extensa pesquisa publicada no fim do ano de 2017, quase todos os compradores (98,2%) consomem algum tipo de conteúdo online.

Atendimento mais humanizado

A partir da retomada do crescimento econômico brasileiro, a competitividade entre as empresas terá, como próximo cavalo de batalha, a experiência do consumidor 3.0.

Para comprovar essa tendência, basta considerar que, segundo recente pesquisa divulgada pela Accenture (a maior empresa de consultoria de gestão do mundo), 86% dos consumidores brasileiros deixaram de comprar onde foram mal atendidos.

A popularização das tecnologias digitais e da Internet estão formando um consumidor mais exigente, que tem mais informações e, por isso, maior poder de escolha. As redes sociais deixaram de ser um espaço de exposição das marcas para se tornar verdadeiros canais de atendimento e relacionamento com os clientes.

Esses novos consumidores demandam que as empresas repensem suas estratégias de relacionamento, para proporcionar um atendimento mais ágil e personalizado. Por isso, muitas empresas já começaram a investir consistentemente na implementação de um atendimento mais humanizado, consolidando essa iniciativa como uma das principais tendências de vendas nos próximos anos.

Quer dar os primeiros passos nessa tendência? Comece hoje mesmo a interagir com o seu público nas redes sociais. O Programa Avançar tem uma parceria com a MidiaMobi, uma plataforma de gestão de conteúdo para redes sociais. Clique no link e peça uma demonstração para conhecer a tecnologia. Se gostar, você já tem 30% de desconto em qualquer plano, por fazer parte da nossa rede.

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