Fuja da fraude cibernética! Elencamos 5 procedimentos de segurança que você deve usar

Segundo relatório, 89% das empresas brasileiras já sofreram fraude cibernética

23-11-2018
fraude cibernética


De acordo com a consultoria Gartner, estima-se que em 2019 o gasto com segurança da informação ultrapasse 124 bilhões de dólares no mundo. O alto valor se deve ao desenvolvimento e ao crescimento no número de hackers que cometem fraude cibernética.

Como o crime cibernético está cada vez mais sofisticado, é preciso conhecer algumas práticas para se prevenir. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre o assunto!

1. Crie senhas fortes

O estabelecimento de senhas fracas para o acesso aos programas da empresa é um ato que contribui para a falha de segurança, dando abertura à fraude cibernética.

Para definir uma senha forte é preciso, em primeiro lugar, levar em consideração o tamanho dela. É preciso elaborar uma senha mais extensa, contendo números, letras maiúsculas e minúsculas, além de símbolos. Para garantir a proteção, não dê acesso a qualquer pessoa, guarde bem a senha e ofereça-a somente ao profissional que de fato a usará para trabalhar.

2. Use navegadores atuais e renomados

É importante ter um programa antivírus que protegerá o acesso à internet. No entanto, o uso dele sozinho não é totalmente eficaz. Também é necessário se atentar ao uso de navegadores atuais e renomados, que estejam protegidos.

Se quiser garantir ainda mais segurança, restrinja o acesso a sites dentro da empresa. Libere apenas os endereços em que o colaborador poderá obter informações importantes ou realizar as suas tarefas.

Não se esqueça de utilizar também o servidor firewall, que protege a rede de acesso interna e externa, evitando a instalação de qualquer tipo de vírus.

3. Utilize um serviço de monitoramento

A equipe deve ter acesso a diretrizes que ditam como a tecnologia deve ser usada no ambiente corporativo. Isso inclui desde a utilização da internet até a instalação de algum programa no computador. Nesse conjunto de regras também deve haver informações sobre punições, caso o que foi estabelecido não seja cumprido.

É essencial contar com um serviço de monitoramento que bloqueie sites nocivos, ofereça relatório completo de acesso por IP e solicite a confirmação de programas, fazendo o controle da instalação de qualquer ferramenta.

4. Tenha um backup em nuvem

Para evitar uma fraude cibernética, é essencial contar com um programa que permita fazer o backup em nuvem. Se a sua empresa lida com dados financeiros ou informações de clientes, por exemplo, é recomendado fazer um backup diário, mantendo uma cópia documental segura.

Uma boa alternativa é utilizar o serviço em nuvem para o armazenamento de arquivos, como o Dropbox ou o Google Drive. Se quiser algo mais profissional, conte com empresas que oferecem sistemas exclusivos para armazenar qualquer tipo de documento.

5. Treine a sua equipe contra a fraude cibernética

A lista apresentada só funcionará se a equipe estiver bem preparada contra a fraude cibernética. A maior parte dos problemas de segurança tem como porta de entrada alguma falha no comportamento da equipe, que pode ter a atenção desviada ou ser descuidada, fornecendo dados importantes ou instalando malwares nas máquinas.

Faça uma ambientação para orientar cada colaborador a evitar aquele problema que compromete a segurança do negócio. Não se esqueça de orientá-lo sobre as boas práticas de uso de qualquer equipamento, bem como apresentar as regras que devem ser seguidas.

Investir em uma solução para segurança da informação é crucial, pois o prejuízo causado por uma fraude cibernética pode levar à perda de dados, comprometendo o futuro da empresa.

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Organização de conteúdos digitais pode afetar produtividade da sua equipe

Desenvolvimento

Métricas em mídias sociais (Workshop Completo)

Desenvolvimento

E-commerce de A a Z

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR