Como a gestão da informação é importante para a tomada de decisões?

Lidar com grande volume de dados é um dos principais desafios das empresas.

17-10-2018

Como a gestão da informação é importante para a tomada de decisões?

Nunca se produziu tanta informação quanto na atualidade. Esse é o contexto promovido pela
revolução tecnológica e pelo fenômeno dos grandes dados, mais conhecido como big data. De acordo com a International Data Corporation (IDC), chegaremos à marca de 44 trilhões de gigabytes de dados gerados até 2020, um volume dez vezes superior aos 4,4 trilhões de 2013.

Mas que você sabe usar esses dados a favor do seu negócio? Estima-se que apenas 5% dessa quantidade é aproveitada, e essa é a oportunidade de você se destacar. Para isso, é preciso fazer a gestão da informação.

Acompanhe neste artigo como usá-la na tomada de decisões!

Por que você deve dar atenção à gestão da informação?

Informação é poder. Essa ideia pode até ser clichê, mas ela é mais verdadeira do que nunca. Há uma enorme quantidade de dados e fatos que influenciam diretamente o negócio. Quem souber dominar esse vasto universo terá mais capacidade de aproveitar oportunidades de mercado.

Bill Gates, fundador da Microsoft e um dos empresários mais influentes do mundo, entende que atualmente a informação é o grande diferencial no ambiente corporativo. No livro 'A Empresa na Velocidade do Pensamento', ele sintetiza essa ideia com a seguinte frase:

'Eu tenho uma crença simples, mas forte. A maneira mais significativa de diferenciar sua companhia da competição é fazer um trabalho extraordinário com a informação. Como você coleta, administra e usa a informação determinará se você vai ganhar ou perder.'

Coleta, administração e uso de dados são etapas da gestão da informação. Fica evidente a necessidade de modelar uma política voltada para essa área, que deve estabelecer o processo a ser seguido na organização. Na prática, é necessário instituir:

  • coleta;

  • processamento;

  • armazenamento;

  • classificação;

  • identificação;

  • compartilhamento.

A gestão da informação segue um fluxo. Por isso é importante definir que tipo de informação é estratégica para a empresa, como ela será buscada e a quem deve ser destinada. Entre uma ponta e outra, é possível incluir a etapa de organização, que engloba as já citadas — classificação e armazenamento, por exemplo.

Como usar a gestão da informação na tomada de decisão?

A gestão da informação deve servir para aprimorar a tomada de decisão na sua empresa. E é possível definir como funcionará o processo decisório. Indicamos as quatro etapas a seguir.

1. Reúna dados estratégicos

A política de gestão da informação deve promover um fluxo de obtenção e distribuição de dados estratégicos para o negócio, conforme explicamos anteriormente. Esse processo tem o objetivo de levar a informação a diferentes áreas e líderes responsáveis pela tomada de decisão. Por isso é importante definir de que maneira a informação deve chegar ao interessado.

2. Analise o mercado e o ambiente corporativo

Afinal, de que maneira essas informações influenciam o mercado como um todo e o nicho em que sua empresa está inserida? O responsável pela tomada de decisão deve ser capaz de identificar se a informação obtida representa uma oportunidade ou uma ameaça.

Aproveite essa etapa, também, para avaliar se a concorrência conhece esses dados e como está reagindo a eles.

3. Faça um diagnóstico interno

É fundamental compreender a capacidade da empresa de aproveitar a oportunidade e combater toda ameaça. Isso é possível a partir de um diagnóstico interno, que deve apresentar a relação entre a informação e o seu negócio.

4. Simule um cenário

Sabendo qual é o impacto da informação no mercado e na sua empresa, fica mais fácil simular um cenário. Essa é a etapa final do processo, pois aqui você terá em mãos tudo o que precisa para fazer sua escolha. Ela deve estar amparada nos dados e em seu efeito.

Já está convencido de que conhecimento é poder? O sucesso de uma empresa fica mais próximo se o gestor investe em aprendizado constante. É pensando nisso que oferecemos cursos online de diversos temas ligados ao mundo corporativo. Conheça as opções!

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR