Confira dicas para manter seu WhatsApp mais seguro

Ferramentas do aplicativo de mensagens ajudam a proteger sua privacidade na plataforma

24-09-2019
Confira dicas para manter seu WhatsApp mais seguro
Foto: Pixabay

Com o aumento de ataques cibernéticos em diversas plataformas, a segurança da informação é um dos temas mais relevantes para usuários e empresas atualmente. Não são apenas os computadores que estão sujeitos a invasões – muitos aplicativos podem apresentar vulnerabilidades e deixar os dados inseguros.

Um dos apps mais populares do mundo, o WhatsApp é utilizado tanto para conversas pessoais como para contatos comerciais. Por isso, é importante utilizá-lo de forma segura. Confira a seguir as dicas listadas pela revista Fast Company para tornar o WhatsApp mais seguro.

Privacidade

A configuração padrão do WhatsApp permite que qualquer usuário veja as suas informações pessoais, como foto, legenda, status e último horário que você esteve online – mesmo os contatos que você não conheça.

Para ter mais privacidade, certifique-se de que as opções de permissão para quem pode ver esses dados não estão definidas como 'Todos'. Você pode alterar a configuração para 'Ninguém' ou apenas 'Meus contatos'. Essa mudança é simples: acesse as configurações do WhatApp e selecione Conta > Privacidade > Foto e conta do perfil > Privacidade > Sobre.

Na função de status, todos os seus contatos podem ter acesso a essas publicações. Para deixar essas informações restritas a pessoas específicas, vá em Conta > Privacidade > Status e escolha entre as opções 'Meus contatos, exceto' ou 'Somente compartilhar com'. Na primeira opção, é possível excluir determinadas pessoas de ver suas atualizações de status, enquanto a segunda permite que apenas alguns de seus contatos possam ver essas postagens.

Facebook

Tanto no sistema iOS como no Android, a recomendação é ajustar as permissões do WhatsApp no aplicativo para desativar o acesso do Facebook a sua localização, fotos, contatos, calendários, microfone e câmera.

Essa alteração limita as ações que você pode fazer no WhatsApp além de enviar mensagens de texto. Você não poderá fazer chamadas de voz ou vídeo, por exemplo, mas impedir o acesso a esses dados críticos significa que o Facebook não pode fazer nada com essas informações sem o seu consentimento.

Segurança máxima

Outra ferramenta disponível no WhatsApp que ajuda a elevar a segurança do aplicativo é a verificação em duas etapas. A alteração é feita em Conta > Verificação em duas etapas. Ao ativar a opção, você precisará inserir um PIN ao registrar seu número de telefone no WhatsApp novamente – o que garante que, em caso de falsificação do número, sua conta não seja acessada por outro telefone.

Backup

A opção de backups em nuvem de suas mensagens do WhatsApp é útil para recuperar esse material em um novo dispositivo. No entanto, quando o backup é feito em serviços como o iCloud, as mensagens que normalmente são criptografas de ponta a ponta passam a ser armazenadas em um formato não criptografado. Desse modo, qualquer pessoa que possa acessar sua conta na nuvem, como hackers, terá a capacidade de ler todas as mensagens já enviadas pelo WhatsApp. Se houver muito risco para você, a melhor opção é desativar esse tipo de backup.


CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

WhatsApp Business disponibiliza catálogo para pequenas empresas

Notícias e Atualidades

Indústria 4.0: conheça as principais características

Desenvolvimento

Cloud computing e Software as a Service

Desenvolvimento

8 fontes de inspiração para negócios em tecnologia

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR