Captação de investimentos: como a empresa pode agir para facilitar?

Você precisa de investidores que vão além do aporte financeiro, aportando também conhecimento e rede de contatos? Saiba como atraí-los!

07-06-2018

captacao de investimentos

Formas de captação de investimentos

Antes da captação de investimentos é fundamental distinguir as principais modalidades de obtenção dos recursos. Confira!

  • investimento-anjo: é feito por pessoas físicas que aplicam recursos próprios em negócios que estão fase inicial e têm elevada perspectiva de crescimento;

  • capital semente (seed): é o tipo de recurso que vem de pessoas físicas ou jurídicas, sendo destinado a empreendimentos que já estão faturando no mercado de atuação, mas dependem tanto de capital quanto de apoio na gestão;

  • incubadoras: oferece apoio desde a modelagem do negócio até o seu lançamento no mercado, atuando, inclusive, na captação de investimentos para viabilizá-lo;

  • aceleradoras: atuam no aprimoramento de startups tanto em questões financeiras quanto gerenciais por um período limitado em troca de participação nos resultados;

  • venture capital: investe no empreendimento a partir a aquisição de cotas do negócio.

Práticas eficientes para conquistar investidores

Essas formas de captação de investimentos são acessadas por meio de processos de seleção. Isso exige dos empreendedores atenção a pontos que fazem toda a diferença para os investidores, como a solidez do empreendimento e a projeção de retorno. As 5 dicas que elencamos a seguir tratam justamente desses aspectos. Acompanhe!

Faça uma análise precisa do negócio

Você colocaria seu dinheiro em algo que não conhece bem? Os investidores que aplicam em novos empreendimentos também não. O que eles querem saber é qual o valor do seu negócio, como esta a participação dele no mercado em que atua, quais são os riscos etc. Seja transparente, use indicadores de desempenho empresarial e calcule o valor da sua empresa (valuation) de forma precisa.

Escolha investidores que se identifiquem com a empresa

Quanto maior for o alinhamento entre o seu negócio e o investidor, mais vantagens você vai obter. Afinal de contas, se o seu investidor é um entusiasta do empreendimento e conhece bem o segmento de mercado em que ele está inserido, as contribuições serão muito maiores. Experiência é importante para você. Identificação com a proposta de valor é importante para o investidor. Todos saem ganhando com essa aproximação.

Monte um business plan bem desenhado

O plano de negócios é imprescindível. Novamente, ninguém quer investir em algo que não tenha um planejamento consistente para o futuro. Qual é o seu ponto de partida e onde você pretende chegar com seu negócio? Isso é a trajetória do empreendimento do presente ao futuro.

Só que as previsões devem ser sustentadas por dados de mercado, perfil de consumidores, como sua empresa pode resolver problemas sociais, econômicos ou ambientais. Ou seja, quais são suas metas, quais são as perspectivas de mercado e quais são as ferramentas que você tem para levar o empreendimento ao patamar desejado? Essas respostas devem fazer parte do business plan.

Destaque os diferenciais da equipe

Entre os recursos que vão garantir o sucesso do empreendimento estão as pessoas. Como os sócios contribuem para o negócio? Quem faz parte da equipe e por quê? Faça essa reflexão e tente aproveitar ao máximo o potencial de cada um. Mostre aos investidores que você tem ao seu lado uma equipe de alta performance.

Elabore um pitch atrativo

Junte todas as peças em uma apresentação breve e atrativa. Pronto, você terá um pitch com grandes chances de se destacar. Utilize narrativas bem elaboradas para impactar os investidores. Mas lembre-se de ser objetivo.

Que tal se preparar um pouco mais para a captação de investimentos? Um curso sobre como vender ideias pode ajudar muito nesse preparo. Inscreva-se gratuitamente!

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