Você conhece os indicadores de desempenho empresarial?

O gestor precisa das métricas certas para avaliar o desempenho da empresa. Conheça, neste texto, alguns dos principais indicadores.

03-05-2018

indicadores de desempenho empresariais


“O que não é medido não é gerenciado”. Essa frase, elaborada pelos estudiosos da área de administração Robert Kaplan e David Norton, resume a importância dos indicadores de desempenho empresariais. Essas medições permitem que o gestor acompanhe o desenvolvimento da empresa e identifique quais são os pontos que precisam ser melhorados para aperfeiçoar o negócio.

Neste post, explicamos para você algumas métricas importantes para acompanhar a atuação da sua companhia. Boa leitura!

Lucratividade do negócio

É comum que os empreendedores acompanhem o faturamento geral da empresa sem medir a lucratividade real do negócio. Assim, muitas vezes, pode acontecer de os resultados parecerem positivos, mas as contas não fecharem ao final do mês.

Isso acontece porque o faturamento sozinho não considera o pagamento dos tributos e das despesas mensais. Para que esse problema não aconteça, é necessário calcular o percentual de lucro sobre o faturamento. A conta é a seguinte:

Diminua os impostos e as despesas fixas e variáveis do faturamento total. O resultado será o lucro líquido.

O valor do lucro líquido deve ser dividido pelo faturamento. Multiplique o resultado por 100, e você terá o percentual de lucratividade do negócio.

Ticket médio

Acompanhar o ticket médio permite compreender como é o processo de vendas da empresa. Esse indicador pode ser medido sob três perspectivas: venda, cliente e vendedor.

Dessa forma, é possível entender a quanto gasta em média o consumidor, quem são os clientes mais lucrativos e quais são os vendedores que têm melhor desempenho.

Produtividade

Registrar a produtividade é fundamental para avaliar a eficiência da empresa. Ela pode ser indicada pela correlação entre os recursos despendidos e a produção alcançada.

Esse indicador possibilita avaliar como está o desempenho de cada colaborador e identificar possíveis gargalos na operação. Dessa forma, o gestor pode decidir, por exemplo, se a equipe precisa de treinamento ou se o ambiente de trabalho deve ser melhorado.

Indicadores de qualidade

Os índices de qualidade estão diretamente ligados à produção da empresa e permitem compreender as condições finais em que a mercadoria ou o serviço é entregue ao cliente.

Para serem efetivas, essas medições precisam identificar pontos que impactem diretamente na entrega ao consumidor. Como exemplo de indicadores de qualidade, podemos citar o número de avarias na produção e a taxa de cumprimento do prazo de entrega de mercadorias.

Índice de satisfação dos clientes

Manter a satisfação dos consumidores em alta é importante para qualquer empresa, afinal, são eles que garantem o faturamento do negócio. Hoje, com o desenvolvimento das redes sociais, o poder dos clientes ficou ainda maior, uma que vez uma insatisfação pode 'viralizar' na Internet e resultar em danos para a imagem da empresa.

Dessa forma, introduzir pesquisas de satisfação para medir o contentamento de quem compra da empresa é determinante para definir estratégias de comunicação e identificar oportunidades de melhoria no fluxo de trabalho.

Como você pôde observar, acompanhar os indicadores de desempenho empresariais permite que o gestor tenha uma visão completa de todos os setores que envolvem o negócio. Assim, é possível elaborar estratégias de crescimento e trabalhar os processos que apresentam falhas.

O que achou dessas sugestões de indicadores de desempenho? Já utiliza alguns deles na sua empresa? Então compartilhe este post nas suas redes sociais e contribua para que seus amigos também dominem o tema!

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Você sabe quais são os produtos mais exportados pelo Brasil?

Notícias e Atualidades

Como garantir a segurança dos e-mails empresariais

Desenvolvimento

Webnário - Governança Corporativa

Desenvolvimento

Quais os pontos de atenção ao buscar investimento?

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR