Confira 4 dicas para construir uma equipe de alta performance

Para ter um negócio de sucesso é fundamental contar com uma equipe de alta performance. Conheça as principais dicas que separamos para você construir um time incrível!

14-05-2018

equipe de alta performance


Ter acesso a uma equipe de alta performance é o sonho de 10 entre 10 gestores. Por outro lado, o
desemprego elevado faz com que a mão de obra disponível no mercado tenha pouca qualificação, o que torna a missão de formar o “Dream Team” mais árdua.

É aí que entra em cena a composição de um plano que permita à sua empresa fazer mais com os recursos humanos já disponíveis. Neste post apresentamos para você 4 dicas para tornar sua equipe uma verdadeira campeã. Confira!

1. Defina objetivos

Não há como esperar por alta performance se em sua empresa não existe nem a noção do que isso seja. O que é preciso para elevar o rendimento? 100 vendas por mês? 20 por semana?

Seja qual forem as metas em questão, para defini-las é fundamental ouvir as pessoas envolvidas, afinal, se a ideia é formar um time mais competitivo, nada mais justo do que saber deles quais são suas expectativas e o que esperam fazer para melhorar.

Com o feedback dos profissionais, você também terá mais elementos para decidir o que é possível e o que está fora de sua realidade. Lembre-se de que metas só podem ser alcançadas quando se consideram os recursos disponíveis e as limitações das pessoas.

 

2. Encontre as pessoas certas

Já que falamos das limitações individuais, é importante destacar que uma equipe de alta performance precisa dispor de profissionais que desempenham as tarefas conforme as suas competências e aptidões. Sua avaliação deve ser pautada em critérios técnicos, pelo menos em um primeiro momento.

Isso significa, por exemplo, que um profissional rápido em fazer cálculos, talvez, seja mais produtivo se for posicionado no caixa da loja. E se um outro tem habilidade para negociar, seria mais adequado usar seus talentos para fechar mais vendas com os clientes que se aproximam ou fazem contato.

 

3. Estimule a autonomia

Embora todo time de alto rendimento precise de líderes igualmente capazes, não quer dizer que essa liderança implique micro gerenciamento.

A autonomia é um traço característico de equipes que apresentam bons resultados. O princípio é mais simples do que se imagina: uma vez que recebem suas tarefas, objetivos e o treinamento adequado, os profissionais envolvidos serão responsáveis pelo seu cumprimento.

Cabe aos gestores apenas verificar se as metas foram cumpridas e corrigir o que for preciso.

 

4. Dê feedbacks construtivos

Não se fazem profissionais de alto rendimento da noite para o dia. Ao longo do processo, erros certamente vão acontecer, o que não é ruim em si. Todo erro é, na verdade, uma oportunidade de aprender.

Para que esse aprendizado seja possível, é dever dos responsáveis pela liderança municiar as pessoas com feedbacks constantes. Não se trata de vigiar o que os outros estão fazendo, mas adotar uma postura de observação, orientando quanto aos procedimentos necessários para evitar conflitos e erros na execução das tarefas.

Dessa forma, ao longo do tempo e com a colaboração de todos, a construção de uma equipe de alta performance será o resultado natural do esforço conjunto. Invista nessa ideia para reduzir o turnover (rotatividade de pessoal) em sua empresa e, ao mesmo tempo, eleve a sua lucratividade!

Um desempenho melhor está também ligado à forma como seus clientes são tratados. Por isso, nossa sugestão de leitura é o artigo em que ensinamos como melhorar a qualidade de atendimento ao cliente!

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Você sabe o que é job rotation?

Notícias e Atualidades

Minha empresa está preparada para a revolução tecnológica?

Desenvolvimento

Dica 1 - Expansão de Negócios

Desenvolvimento

Expansão para Novos Mercados com Joesley Batista

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR