Como definir os limites entre vida profissional e pessoal?

Sobrecarga pode afetar lado emocional, causando estresse e depressão

28-11-2018

Vida profissional e pessoal

Em um mundo cada vez mais conectado, estabelecer um limite claro entre vida profissional e pessoal pode não ser fácil. Com o celular sempre à mão, nos sentimos obrigados a atender o chefe, um cliente ou qualquer outra demanda que aparece fora do horário de expediente. Além disso, aplicativos em nuvem permitem o acesso remoto a ferramentas de trabalho — o que faz com que muita gente continue trabalhando em casa.

Embora essas concessões do dia a dia pareçam pequenas, elas têm um grande impacto na saúde do profissional. No médio e no longo prazo, surgem sintomas de estresse, depressão, esgotamento mental, desgaste familiar, queda na produtividade e insatisfação com a carreira.

Portanto, é fundamental evitar que qualquer assunto relacionado ao trabalho interfira na vida pessoal e vice-versa. O ideal é que o tempo para cada atividade seja delimitado, garantindo o equilíbrio essencial para um bom rendimento, bem como da manutenção da qualidade de vida.

Quer saber como fazer isso? Confira as nossas sugestões!

Faça um planejamento

É comum o profissional afirmar que não consegue deixar de levar trabalho para casa. Na maioria das vezes, ele alega que o dia não é o suficiente para concluir todas as tarefas. Então, o primeiro passo para solucionar esse problema é uma boa gestão do tempo. Se ele for otimizado, sua chance de terminar o expediente livre se torna maior.

Faça um planejamento geral para o mês e detalhe mais a agenda semanal. Procure marcar cada compromisso pensando na otimização do tempo. Se precisa realizar uma reuniãoexterna e sair para comprar um item em um fornecedor próximo, por exemplo, tente fazer isso no mesmo dia, para aproveitar melhor o deslocamento.

Delegue tarefas

Conforme um negócio cresce, o gestor começa a perceber um aumento no volume de atividades. Aos poucos, isso pode causar uma grande sobrecarga. Para solucionar esse problema, é preciso delegar.

Capacite os colaboradores para que exerçam essas funções. Por mais que esse processo seja trabalhoso no início, no futuro ele garantirá sua tranquilidade e o bom andamento das tarefas.

Separe meios de comunicação pessoais e profissionais

Atualmente, dificilmente alguém se desliga do smartphone. Assim, se os e-mails e as mensagens continuam chegando após o expediente, o impulso natural é respondê-los — o que pode exigir outro telefonema, um conjunto de providências e outras medidas.

Uma boa alternativa é separar meios de comunicação pessoais e profissionais. Não olhe o e-mail corporativo após o expediente, mas tenha outro para se comunicar com amigos a partir desse horário.

Se o trabalho exige que seu número de WhatsApp seja fornecido aos clientes ou ao grupo do escritório, use a versão Business para esse conjunto de contatos e programe uma mensagem automática para seu momento de descanso.

Não leve trabalho para casa

Se levar trabalho para casa está se tornando hábito, reveja sua rotina. É preciso entender se isso acontece porque é necessário otimizar seu tempo ou se realmente o dia está curto para o volume de tarefas, exigindo toda essa hora extra.

No primeiro caso, é necessário eliminar qualquer ladrão que esteja roubando seus minutos. Se o problema não for esse, a alternativa é aumentar a equipe e delegar tarefas.

Invista em capacitação

É possível que um profissional leve trabalho para casa porque ainda não conhece uma forma mais eficiente para realizar suas tarefas no dia a dia. A capacitação proporciona o domínio de novos recursos, permitindo a otimização das atividades e a possibilidade de reservar mais tempo para a vida pessoal.

Quer conhecer alguns cursos online que o Santander oferece para ajudá-lo a conquistar esse nível de eficiência, garantindo condições para estabelecer um limite claro entre vida profissional e pessoal? Conheça a opções no nosso portal!

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Evite estas 4 gafes e mantenha sua imagem profissional

Desenvolvimento

Day 1 2016 - Gustavo Ziller

Desenvolvimento

Day 1 2016 - Salim

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR