O que você precisa saber:
- A IA está ao alcance de todos e pode aumentar a produtividade do seu negócio;
- É importante focar no problema certo e não usar a tecnologia apenas por modismo;
- Vale a pena começar aos poucos, testar em tarefas do dia a dia e expandir conforme os resultados.
A inteligência artificial já virou parte da rotina de muitas empresas mundo afora. E o melhor é que, hoje, até mesmo os pequenos negócios conseguem usar a IA para reduzir custos e, consequentemente, vender mais.
No entanto, com tantas opções disponíveis no mercado, fica até difícil saber por onde começar e qual ferramenta escolher.
Se você é um empreendedor e está em busca de mais informações sobre o assunto, continue a leitura! Nós, do Programa Avançar, explicamos para você os principais tipos de IA disponíveis, o que cada uma faz e como utilizá-las.
-
Assistentes de texto
Conhecidos como “tudo em um”, essa possibilidade de IA são chatbots de conversa que escrevem textos, resumem documentos, dão ideias e até ajudam em cálculos. É como se você tivesse um consultor disponível 24h.
Entre os mais famosos, estão:
-
ChatGPT (OpenAI): pode te ajudar a criar textos, revisar contratos, gerar ideias de marketing e até dar um suporte nas análises de negócio.
-
Gemini (Google): ferramenta integrada ao Google, essa inteligência artificial funciona bem para quem usa o Gmail, Docs e o Drive no dia a dia.
-
Claude (Anthropic): essa é outra opção de IA bastante conhecida por escrever de forma clara e fácil. É considerada uma ótima opção para quem precisa de relatórios ou de respostas bem explicadas.
Para quem busca ajuda para desenvolver propostas comerciais, responder e-mails mais rápido ou preparar um resumo de reunião, esses assistentes fazem isso em segundos.
-
IAs em programas que você já usa
Os empreendedores que utilizam ferramentas como o Word, Excel, Gmail ou Google Docs podem não saber, mas essas ferramentas provavelmente já possuem uma IA disponível ali dentro.
O Microsoft Copilot, por exemplo, atua dentro do Word e Excel, criando relatórios, planilhas e resumos automáticos.
Já o Gemini para Google Workspace ajuda a escrever no Gmail, resumir documentos no Docs e organizar informações no Drive.
Na prática, em vez de perder horas organizando dados ou formatando um texto voltado para o seu negócio, a IA pode fazer a primeira versão e você só revisa.
-
Criação de imagens e design
Com a chegada da inteligência artificial, hoje também é possível criar imagens profissionais sem contratar um designer para tudo. O Imagen gera imagens com bastante qualidade e já começa a ser integrado a outras ferramentas do ecossistema Google.
Outras opções incluem o MidJourney e o Adobe Firefly, além do Canva. Sendo assim, você pode pedir para a IA criar um post de Instagram com estilo minimalista e elegante e receber opções em segundos.
-
Automação de tarefas repetitivas
Que tal utilizar a inteligência artificial para executar tarefas para você? Para quem busca essa possibilidade sendo um empreendedor, a IA consegue conectar sistemas e executar rotinas automáticas.
Opções como o Zapier com IA, Copilot em ferramentas de gestão ou o Gemini em e-mails podem classificar mensagens, criar planilhas automáticas ou atualizar o CRM do seu negócio.
Imagine que todo e-mail de orçamento recebido já seja registrado numa planilha automaticamente, sem que você não precise registrar manualmente. Isso já é possível com a inteligência artificial sendo usada a seu favor!
Escolhendo a melhor opção para seu negócio
Se você é um empreendedor em busca da melhor opção de inteligência artificial para ser incorporada ao seu negócio, aqui vai um passo a passo simples de como escolher e por onde começar. Confira:
-
Defina o problema que você quer resolver: qual é o seu interesse no momento? Economizar tempos em relatórios? Responder clientes mais rápido? Criar mais conteúdo? A partir disso, você pode escolher a IA que melhor lhe atende.
-
Comece pelo básico: para quem já utiliza o Google ou a Microsoft, fica mais fácil. Então, comece testando os recursos de IA que ficam disponíveis dentro dessas plataformas.
-
Teste por pelo menos 30 dias: caso ainda esteja em dúvida, escolha uma tarefa repetitiva e veja o impacto real disso no seu negócio. Se fizer sentido, dê continuidade!
-
Avalie o custo-benefício: às vezes, o barato sai caro. Por isso, pense no tempo que você e a sua equipe vão economizar com a inteligência artificial.
-
Não dependa de uma única IA: no início, você pode alternar entre diferentes possibilidades.
-
Treine a sua equipe: nem sempre a inteligência artificial entenderá a solicitação. Então, ensine como pedir corretamente para a IA através de um prompt, pois isso fará toda a diferença.
Usos da IA para diferentes negócios
Ainda não consegue visualizar como a inteligência artificial pode estar presente no dia a dia da sua empresa? Abaixo listamos algumas maneiras que você pode incluir essa ferramenta, independentemente do segmento de atuação:
-
E-commerce pequeno: atendimento ao cliente, geração de descrições para produtos e a criação de posts para redes sociais.
-
Consultoria ou escritório: resumir reuniões, revisar contratos, criar relatórios e apresentações.
-
Agência de marketing: criar peças visuais, escrever posts e gerar ideias de campanha.
-
Startup de tecnologia: programar mais rápido, automatizar processos internos e organizar a base de conhecimento.
Sua empresa pronta para o futuro
A inteligência artificial não é mais o futuro: é preciso enxergá-la no presente. E você não precisa ser um especialista para começar a usar.
O melhor caminho é identificar uma área onde a sua equipe perde muito tempo, testar uma ferramenta simples e medir os resultados. Aos poucos, você pode expandir para outras áreas do negócio.
Por fim, a inteligência artificial ideal é aquela que resolve um problema real do seu negócio e traz retorno rápido. Lembre-se que você não precisa abraçar tudo de uma vez; então, comece pequeno, aprenda e vá evoluindo junto.
Saiba mais sobre o Programa Avançar
Quer aprender a cuidar da sua empresa com quem entende do assunto? Com foco no desenvolvimento do empreendedor, o Programa Avançar traz uma série de conteúdos que auxiliam na gestão do seu negócio.
Além de vídeos, podcasts e ebooks atualizados com as novidades do mercado, nós oferecemos uma série de cursos para apoiar o empreendedor, entre eles: Curso de Educação Financeira, Curso de Crédito e Curso para MEI.
Cadastre-se! Comece agora mesmo o seu curso gratuitamente e ganhe um certificado digital.
0 ⭐ (0 avaliações)