Veja como estruturar sua logística e garantir o sucesso da sua loja online

A entrega dos produtos é um dos principais desafios de empreendedores que possuem lojas virtuais

16-06-2017

logistica-estruturada-e-commerceFoto: Shutterstock

Logística é o processo de planejar, executar e controlar o transporte, a movimentação e o armazenamento de produtos oferecidos por um negócio. Essa etapa do processo de vendas é um dos principais desafios de empreendedores que investem em uma loja virtual – independentemente de seu tamanho ou serviço fornecido.

Quem se propõe a se posicionar online precisa garantir aos seus clientes que seus pedidos serão entregues no prazo e em bom estado. Isso significa que, caso seu negócio não invista e não possua uma boa logística, dificilmente terá um retorno positivo com vendas online.

É preciso ter em mente que uma loja virtual funciona 24 horas por dia e sete dias da semana. Ou seja, seu fluxo será intenso a qualquer hora do dia.

Para oferecer um serviço de qualidade, é preciso estruturar o processo de logística. Entenda:

1. Preparação do pedido
Para que um consumidor efetue uma compra, primeiramente, a loja virtual deve fornecer as principais informações sobre o produto ou serviço oferecido. Quanto mais detalhes, mais o cliente se sentirá seguro de efetuá-la. É fundamental que a loja possua um espaço para que compradores comentem suas opiniões, facilitando na conquista de novos interessados em adquirir determinado produto.

2. Processamento
A partir do momento em que o cliente efetua o pedido, a empresa deve se preocupar em oferecer toda a segurança necessária ao consumidor. O site precisa ter parcerias com as administradoras de cartão de crédito e empresas antifraude, para que os dados sejam analisados de forma segura e o pedido validado sem riscos de fraude.

3. Confirmação
O pedido validado segue para o financeiro. Com a confirmação da transação financeira, acontece a separação da mercadoria no estoque – ou da sua encomenda junto ao fornecedor parceiro – embalagem, emissão da documentação fiscal e entrega ao transportador.

4. Entrega
O tempo de entrega é contado a partir do momento em que o produto está com o transportador. E é essencial que o prazo seja cumprido, por isso, é preciso conhecer a empresa que fará o envio da mercadoria ao destinatário e estipular um prazo acima do esperado, para evitar falhas como atraso na entrega ou danos no produto. Lembre-se que pessoas do país inteiro podem se interessar por seu serviço – e sua loja deve estar preparada para enviar um produto para qualquer localidade.

O QUE PODE AJUDAR
Considerando os imprevistos que podem acontecer, especialmente durante o percurso de entrega, o empreendedor deve se preocupar em possuir diversos fornecedores – assim, os riscos de greves, preços abusivos ou baixo alcance de atuação podem ser gerenciados: sempre focando na satisfação do cliente. Manter o consumidor informado a respeito da sua compra também é essencial. É indicado que a empresa notifique o comprador por e-mail a cada passo de sua compra, como pedido finalizado e pagamento autorizado, e entregue a possibilidade de ele rastrear a entrega do seu produto para se programar – e sentir-se mais seguro.

Se o seu negócio trabalha com um dos dois setores ou pode ser adaptável a um meio mais sustentável, vale a pena fazer o teste: empresas que prezam pela sustentabilidade e qualidade de vida da população tendem a chamar mais atenção de potenciais consumidores.

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