Startups unicórnio: quais brasileiras vão chegar ao valor de U$ 1 bi

Confira quais foram as primeiras empresas nacionais a entrar no seleto hall.

18-09-2018

startups unicornio

Você já ouviu falar em startup unicórnio? Trata-se da empresa que apostou em um novo modelo de negócio e alcançou um valor de mercado superior a 1 bilhão antes de abrir seu capital.

Ainda que essa startup invista em um produto inovador ou um serviço essencial, atingir essa cifra em um cenário de concorrência acirrada é um exemplo para qualquer empresa.

O termo foi criado em 2013 por Aileen Lee, uma investidora americana que compara o sucesso das startups com a figura mitológica do unicórnio, determinando uma meta ambiciosa para se enquadrar nesse seleto grupo.

Por muito tempo, Estados Unidos e China lideraram o time de empresas bilionárias, mas o fechamento do primeiro trimestre de 2018 trouxe uma boa notícia para o nosso país.

Já são 3 as startups unicórnio brasileiras, e várias outras se aproximam da marca mítica. Isso prova que é possível empreender no mercado nacional e se destacar no nível global.

Já tem um palpite de quais são as empresas que conquistaram esse feito no Brasil? Acompanhe!

99

Comprado em janeiro de 2018 pela chinesa DiDi Chuxing (que opera a maior plataforma de transporte móvel do mundo) por 600 milhões de dólares, o app de transporte que rivaliza com o Uber tornou-se a primeira startup unicórnio brasileira.

Porém, existem rumores de que atualmente a empresa passa por dificuldade devido a falhas do aplicativo e saída de funcionários. Para driblar a má fase, a 99 investe para melhorar a integração entre brasileiros e chineses por meio de aula de idioma e criação de projetos globais.

PagSeguro

O PagSeguro é alvo de uma polêmica entre economistas e a mídia brasileira. Considerada por muitos a segunda startup unicórnio do país, ela atingiu o valor bilionário com a oferta de ações na bolsa americana Nasdaq.

Entretanto, ela não surgiu como uma empresa independente, mas sim como propriedade da UOL. Por isso, não se enquadraria na categoria de startup. De qualquer maneira, o PagSeguro pode servir de inspiração por sua trajetória de sucesso.

Nubank

Quando foi criado, o Nubank ofertava um único produto: o cartão de crédito sem anuidade nem taxa de serviço. Ele atraiu a atenção de um público considerável.

Agora a empresa já oferece um programa de recompensa e uma conta digital que promete rendimento maior que a poupança. E não pretende parar por aí!

Com permissão para atuar como financeira e estudando a possibilidade de oferecer empréstimo, o Nubank atingiu o valor de 1 bilhão antes mesmo da última rodada de investimento.

Outras brasileiras que se aproximam do status de startup unicórnio são:

  • Contabilizei: populariza o acesso à contabilidade de forma online e econômica;

  • GuiaBolso: dedicado à educação financeira, com planos para melhorar a monetização;

  • Loggi: serviço de entregas com faturamento invejável;

  • Movile: responsável por aplicativos de sucesso, como iFood e Sympla;

  • PSafe: ligada a segurança e tecnologia, com escritório no Vale do Silício;

  • RD: criou o RD Summit, maior evento de marketing digital no país;

  • VivaReal: fintech que aposta em parcerias no setor imobiliário.

Analisando o ranking das empresas bilionárias brasileiras, que lições podemos aprender para ter destaque no mercado?

O primeiro requisito para ser bem-sucedido é oferecer um produto ou serviço útil para o seu cliente, algo que realmente faça diferença em sua vida.

Além disso, desenvolver a solução para um problema do dia a dia utilizando a tecnologia, apostar em uma ideia inovadora e firmar uma parceria inteligente são boas estratégias para impulsionar o negócio.

E você, o que aprendeu com as startups unicórnio? Se quiser melhorar seu resultado e aumentar sua competitividade no mercado, conte com o banco que mais incentiva o empreendedorismo no Brasil!

O Portal Santander oferece diversas soluções de gestão para a empresa de pequeno e médio porte, como a PEG – Parceria para Estruturação da Gestão, um programa que envolve workshop, monitoria e avaliação de projeto para acelerar o crescimento sustentável do seu negócio.

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Conheça 4 regras do GDPR e veja como se adequar!

Notícias e Atualidades

Monetização de dados já é realidade nas empresas

Desenvolvimento

A Dry Wash e o Legado da Sustentabilidade

Desenvolvimento

Como fazer um IPO de sucesso

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR