RH 3.0: entenda como a tecnologia pode auxiliar na gestão de pessoas

Ferramentas podem contribuir para automação de processos e melhor gestão de pessoal.

29-11-2018

RH 3.0

A área de recursos humanos passou a ser cada vez mais estratégica para uma empresa. Isso aconteceu devido à intensa transformação pela qual passa o mundo corporativo e pela inserção de novas gerações no mercado de trabalho. O consumidor também está mais exigente, o que aumenta a necessidade de um colaborador qualificado para atendê-lo. Foi esse cenário que abriu espaço para a chegada do RH 3.0.

Trata-se da evolução do RH tradicional, embasada em ferramentas como o People Analytics e software de gestão comportamental.

Neste artigo você verá de que forma a tecnologia pode auxiliar o setor!

Analisar a produtividade do colaborador

Com o apoio da ferramenta certa, é possível analisar a produtividade do colaborador. O objetivo é verificar o que precisa ser melhorado ou encontrar alguma falha que esteja atrapalhando o trabalho.

O software faz a coleta de dados sobre a produção do profissional. Ao final de um período predeterminado, ele gera um relatório com toda informação necessária. Assim, é possível entender o que cada equipe produz e o comportamento dela.

Melhorar a comunicação

A tecnologia também permite a implementação de um canal capaz de facilitar a comunicação entre a empresa e o colaborador. Com isso, há uma busca constante de exposição da política organizacional, mas também das normas da companhia.

Assim, o profissional fica ciente do que deve fazer, além de conhecer a sua responsabilidade enquanto membro da organização. Outra facilidade proporcionada é a troca entre equipe e gestor, o que torna o alinhamento mais eficaz.

Integrar as informações entre setores

Falando em integração, uma transformação possibilitada ao RH pela tecnologia é o acesso a informações de todos os setores em um único lugar. Como o sistema integra os dados, o departamento consegue ter uma visão ampla do que a empresa de fato necessita.

Na hora de calcular o salário, por exemplo, os dados do controle de ponto já são conectados à folha de pagamento. Dessa maneira, a conta é feita automaticamente, sem a necessidade de um processo manual que costuma demorar muito mais tempo.

Reduzir o custo do RH

O uso de um software no departamento pessoal ajuda também na redução do custo da empresa. Por exemplo, o negócio consegue ter maior precisão na hora de fazer o processo seletivo, contratando o profissional mais alinhado à sua necessidade.

A tecnologia permite traçar o perfil exato do colaborador ideal para ocupar uma vaga, cruzando tais informações com o currículo de cada candidato. Logo, o processo se torna mais curto, além de evitar uma contratação inadequada.

Gerar um resultado melhor

Um resultado melhor é outra consequência de utilizar a tecnologia no gerenciamento de pessoal. Tais ferramentas ajudam não só a obter mais informações sobre o negócio, mas também a analisá-las com maior eficácia, facilitando o processo de tomada de decisão.

Assim, o RH consegue entender que tipo de treinamento ou projeto de desenvolvimento deve ser feito junto à equipe. Isso torna possível o desenvolvimento do profissional, a definição de qual iniciativa melhora a comunicação interna e outras decisões administrativas que cabem ao setor.

O RH 3.0 representa uma evolução na gestão de pessoal. Portanto, a tecnologia é imprescindível para garantir maior competitividade, além de uma equipe mais alinhada ao propósito da empresa.

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Como resolver conflito entre colaboradores sem se desgastar?

Desenvolvimento

Previsão de vendas

Desenvolvimento

Remuneração: tudo o que você queria saber mas não tinha pra quem perguntar...

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR