Minha empresa está preparada para a revolução tecnológica?

Era 4.0 tem obrigado empresas de todos os setores a repensarem modelo de negócio.

20-09-2018

revolucao tecnologica


Nas últimas décadas, vários novos dispositivos invadiram o espaço corporativo. No começo, a mudança se restringiu à área operacional da empresa. Hoje, já se entende que a revolução tecnológica também está influenciando a gestão do negócio — por meio de ferramentas de
Business Intelligence, por exemplo.

Diante do impacto da transformação digital, como uma empresa pode se preparar para esse novo momento? Esse é o tema deste artigo. Acompanhe!

Impacto da revolução tecnológica para a empresa

Há quem pense que a revolução tecnológica envolve apenas a modernização de equipamento. Porém, o propósito dessa transformação é criar uma nova realidade no mercado, o que terá impacto também dentro da organização.

Na indústria, o que se espera é a total automação. A comunicação entre o equipamento e um computador altamente inteligente possibilita uma linha de produção independente da intervenção humana.

A própria decisão a respeito do que será produzido também passa por mudanças. A inteligência de mercado será responsável por apontar a expectativa do consumidor, fazendo com que a satisfação do cliente se torne o centro do negócio.

Finalmente, a revolução tecnológica vai mudar o contexto estratégico em que a empresa está inserida. Ela vai precisar adaptar sua maneira de fazer negócio, buscar os canais onde o consumidor se faz presente, analisar cada passo da concorrência e ser capaz de se reinventar para manter sua relevância no mercado.

Preparação da empresa para essa nova realidade

O ritmo dessa transformação varia de acordo com o grau de desenvolvimento do país ou mesmo conforme as características de determinado setor. No entanto, não se pode negar que a empresa que não se adapta à nova realidade perde competitividade e dificilmente sobrevive.

Portanto, é necessário que o gestor prepare seu negócio para acompanhar essa transformação, o que exige alguns passos importantes. Veja a seguir!

1. Analise seu mercado

Mantenha-se atento à movimentação da concorrência para compreender o ritmo da transformação no seu segmento. Assim, você vai perceber se é necessário investir em uma mudança acelerada ou se é possível estruturá-la com um pouco mais de calma.

2. Crie uma cultura favorável à inovação

O ritmo da transformação pode variar, mas ainda assim ela é inevitável. Por isso, é fundamental preparar sua equipe, moldando uma cultura organizacional que favoreça a inovação.

Oriente seu colaborador para que ele tenha foco não só no que é feito hoje, mas no que se pode fazer para otimizar o processo. Desenvolva a flexibilidade da sua equipe, para que ela aprenda a responder com agilidade à mudança.

3. Pesquise opções

Mesmo que seu concorrente esteja lento, inicie o processo de transformação. Pesquise uma solução acessível para colocar sua empresa um passo à frente, sempre priorizando o que pode causar um maior impacto no resultado do negócio.

4. Torne-se flexível

É importante lembrar que a revolução tecnológica envolve toda a sociedade, trazendo uma nova mentalidade. A própria estratégia do negócio precisa ser flexível, de acordo com o comportamento do mercado.

Se a empresa está acomodada ao status quo e se apoia na tradição, é preciso rever essa postura. A tendência é que se torne cada vez menor o ciclo entre definição de estratégia, mensuração de resultado e realinhamento.

Tendências da revolução tecnológica

Essa revolução ainda está em estágio inicial, o que nos faz pensar que muitas tecnologias ainda surgirão. Porém, algumas tendências estão se tornando muito relevantes e até mesmo moldando o conceito da Quarta Revolução Industrial.

Entre elas, podemos destacar a Inteligência Artificial, Cloud Computing, Big Data, Internet das Coisas e a Realidade Virtual ou Aumentada. Hoje elas são essenciais para mudar o que acontece dentro da empresa e estabelecer esse diálogo entre o negócio e o mercado.

Quer preparar seu negócio para se posicionar adequadamente em um cenário marcado pela revolução tecnológica? Conheça os programas de Estratégia e Gestão oferecidos por nossos parceiros!

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Empresários miram expansão na América Latina

Notícias e Atualidades

Live Marketing: tudo sobre a estratégia queridinha das grandes empresas

Desenvolvimento

Planejamento Estratégico

Desenvolvimento

Papo de Empreendedorismo com Marina Silva

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR