Programas de diversidade de gênero no mundo empresarial

Programas HeForShe e Mulheres Investidoras Anjo buscam contribuir para a diversidade de gênero no mundo empresarial. Conheça

13-11-2015
programas-de-siersidade-de-genero-noticiasFoto: Shutterstock


De acordo com um estudo do instituto global McKinsey com mais de 300 companhias no mundo, há evidências de que a diversidade de gênero influencia nos resultados das empresas. A pesquisa apontou que organizações com maior número de mulheres em posições de liderança apresentam melhor saúde organizacional e financeira, por manter uma combinação de diferentes perfis de liderança.

Nesse sentido, diversas iniciativas que buscam incentivar a diversidade de gênero no mundo empresarial ganharam destaque. A Schneider Electric, por exemplo, aderiu ao movimento de solidariedade pela igualdade de gênero HeForShe (ElesPorElas). O projeto pretende envolver 10 governos, 10 empresas e 10 universidades que assumam compromissos reais para defender, medir e promover a igualdade de gênero. A Schneider Electric firmou com o HeForShe metas para 2-17, como:

1. Implementar um processo de equidade salarial em todo o mundo, cobrindo 85% da força de trabalho da empresa;

2. Aumentar a representação das mulheres em todo o processo;

3. Envolver líderes do grupo em todo o mundo e criar um órgão de governança dedicado a este programa.

O Wallmart Brasil incentiva a questão através de um comitê de Diversidade e Inclusão na empresa. O grupo se reúne mensalmente para discutir a evolução dos índices de gênero internos e os planos de ação para que mais mulheres ocupem cargos de liderança.

Já no mundo do empreendedorismo, vale destacar o projeto Mulheres Investidoras Anjo, o MIA. O projeto visa apoiar as empreendedoras de alto impacto a investir em startups lideradas por mulheres. O MIA foi criado pelas empreendedoras Camila Farani, Maria Rita Spina Bueno e Ana Lúcia Fontes.


Leia também:
» As características de 3 grandes líderes mulheres
» Mulheres são líderes mais eficientes do que os homens



CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Prêmio Empreenda, do Santander, gratifica estudantes e startups

Notícias e Atualidades

5 mulheres de destaque no mercado de tecnologia para se inspirar!

Desenvolvimento

A cultura inovadora do Vale do Silício

Desenvolvimento

Lições do Topo com Abílio Diniz

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR