Plataformas digitais: como as grandes empresas estão apostando nessa tecnologia

Com o avanço da transformação digital, as empresas precisam rever os modelos de negócios.

28-03-2019
.

As plataformas digitais estão em alta. Grandes organizações de todo o mundo têm investido cada vez mais nesse modelo de negócios multilateral, que se tornou possível graças ao avanço da tecnologia na era digital.

Hoje, as maiores empresas do mundo são baseadas em plataformas digitais: Google, Apple, Amazon, Airbnb e Uber são alguns bons exemplos disso. E a tendência é que cada vez mais organizações adotem esse modelo.

Neste artigo, vamos explicar o que são as plataformas digitais e como as grandes empresas estão apostando nessa tecnologia. Confira!

O que é uma plataforma digital?

Não é tão fácil definir o que é uma plataforma digital. Existem muitos tipos, com características bem particulares, dependendo do setor de atuação de cada negócio. Ao mesmo tempo, alguns sites e aplicativos que se consideram plataformas digitais nem sempre se encaixam na definição mais aceita do termo.

De forma geral, uma plataforma digital pode ser definida como um modelo de negócio que conecta pessoas, eliminando intermediários e reduzindo o custo da realização de transações. Para isso, ela se vale de ferramentas informatizadas e tecnologia.

Um dos exemplos mais claros e antigos de plataforma digital são os portais de comércio eletrônico, como o Mercado Livre e o eBay. Eles permitem que qualquer pessoa compre, venda e negocie diversos tipos de mercadoria.

Esse mesmo modelo de negócio acabou sendo replicado em outras áreas. É o caso do Uber, que conecta o motorista ao passageiro, e do Airbnb, que liga a hospedagem ao hóspede.

Portanto, uma plataforma digital é como uma facilitadora da negociação direta entre indivíduos, utilizando uma ferramenta tecnológica para isso.

Que tipo de negócio precisa de uma plataforma digital?

A transformação digital é uma força implacável. Tecnologias como a internet e a telefonia celular mudaram a forma com que as pessoas se relacionam entre si e com o mundo. Com isso, é inevitável que modelos de negócios de todos os tipos tenham que se adaptar à nova realidade, mais cedo ou mais tarde.

Pouca gente imaginava que um império como a Blockbuster estaria em ruínas tão rapidamente, por exemplo. Mas foi o que aconteceu quando o modelo de negócio das locadoras se tornou obsoleto graças ao streaming de vídeo. A mesma história se repetiu em outras companhias, com mais ou menos intensidade.

Por enquanto, é seguro dizer que empresas dos setores de hospedagem, serviços financeiros, entretenimento, transporte e logística já estão impactadas pela existência das plataformas digitais. Outros negócios também vivem a mudança — como a própria infraestrutura de TI, que foi para a nuvem e deixou para trás os data centers físicos.

Para saber se o seu negócio já precisa se adaptar e migrar para uma plataforma digital, é importante acompanhar o mercado, o público e, claro, as novas ferramentas tecnológicas disponibilizadas a cada dia. O ideal é já planejar essa alteração para sair na frente e ganhar competitividade.

E agora que você já conhece as plataformas digitais, aproveite para ler mais conteúdos sobre transformação digital, inovação e conectividade!



CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

WhatsApp Business disponibiliza catálogo para pequenas empresas

Notícias e Atualidades

Conheça a agenda de eventos de novembro

Desenvolvimento

Open Innovation: como inovar e proteger a propriedade intelectual

Desenvolvimento

Como Inovar Em Modelos de Negócios

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR