Como criar um planejamento de marketing que gere resultados?

Por meio de um planejamento de marketing bem-estruturado, é possível prever e alcançar resultados que impulsionem o sucesso da empresa.

27-06-2018

planejamento de marketing

Qual estratégia você utiliza para divulgar a sua empresa? É muito importante criar um planejamento de marketing para a sua companhia.

A iniciativa ajuda a chamar a atenção de futuros clientes e equilibrar o investimento em mídia. Saiba como criar um plano de marketing que funcione para o seu negócio!

Construção da persona

A primeira etapa para criar uma estratégia de marketing é descobrir quem é a sua persona. Isso vai te ajudar a identificar o perfil do seu cliente, que deve servir para desenvolver os materiais que vão de fato interessá-lo.

É preciso entender que persona é diferente de público-alvo. Ela define de maneira mais específica qual é o perfil do seu consumidor. Por exemplo: Joana tem 25 anos, está no final da faculdade e trabalha para pagá-la. Ela tem pouco tempo disponível, mas sempre que pode utiliza o Facebook e o Instagram para acompanhar as novidades de seus amigos.

Como isso pode ajudá-lo? A definição da persona contribui para entender a linguagem do seu cliente e os canais de comunicação que ele costuma utilizar — nesse caso, o Facebook e o Instagram. Portanto não seria útil investir no Twitter, por exemplo.

Se você tem dúvida de como identificar a persona do seu negócio, o ideal é buscar ajuda de uma empresa especializada nesse segmento.

Observação do comportamento da concorrência

Quem é o seu principal concorrente? Você precisa identificá-lo para acompanhar a estratégia de marketing utilizada e buscar fazer melhor. É importante avaliar os pontos fortes de outros competidores para saber o que aperfeiçoar na sua própria campanha. Também é fundamental conhecer os erros dos concorrentes para evitá-los.

Descubra o seu diferencial e busque um espaço no mercado. Você precisa ser criativo para chamar a atenção do consumidor, pois ele já está cansado de ser “empurrado” para uma compra.

Dependendo do perfil do seu negócio e da persona, você pode usar o humor para conquistar a atenção do cliente. Em outros casos, pode apostar em vídeos e fotos para apresentar o seu produto ou serviço.

Imagine, por exemplo, uma loja de cosméticos que está com um produto novo para o cabelo. O gerente pode realizar um teste estilo 'antes e depois' (e registrar com fotos) para mostrar o efeito conquistado. Depois, é só divulgar nas redes sociais da empresa a fim de atrair a atenção dos clientes.

Elaboração de planos e metas

O seu planejamento de marketing deve conter os seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Só assim é possível manter o foco nas ações e conquistar mais clientes.

Se você acabou de criar uma página no Facebook e um blog para a empresa, o seu primeiro objetivo é ter mais visitas. A partir disso, é preciso atrair um número específico de leads (potenciais consumidores) e aumentar a conversão deles em clientes.

O plano funciona como um passo a passo para alcançar o objetivo final: conquistar clientes. Ele serve de guia para você não se esquecer de realizar as ações necessárias.

Análise de resultados

O seu plano de marketing também precisa prever qual métrica será usada para analisar o resultado da campanha. Você pode optar por observar quantas pessoas acessaram determinada página do blog nos primeiros meses, por exemplo.

Em um momento seguinte, a sua métrica pode ser baseada na geração de leads. Isso permite descobrir se o número de assinantes aumentou ou se permaneceu o mesmo.

Você consegue identificar o resultado de uma ação de marketing ao acompanhar essas métricas. Isso também ajuda a corrigir um processo que não deu retorno.

E aí, está pronto para criar o seu planejamento de marketing? Se você se sente inseguro para traçar o plano sozinho, o ideal é contar com a ajuda de um parceiro especializado no assunto. Ele pode ajudá-lo a elaborar a melhor estratégia para o seu negócio!

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

O que é hotsite? Conheça as diferenças desse modelo

Notícias e Atualidades

Inside Sales: adote na sua empresa e reduza os custos do setor de vendas

Desenvolvimento

Aquecendo as vendas com calor humano!

Desenvolvimento

Branding: da estratégia ao lucro

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR