Você conhece os perfis de empreendedores? Em qual você se encaixa?

A maneira como o empreendedor foi criado pode influenciar em sua tomada de decisão.

10-12-2018

perfis de empreendedores

O
número de empresários em idade jovem que ainda estão na fase inicial do negócio cresceu de 50% para 59% em 2017. Com o mercado mais aquecido, é possível notar a presença de diferentes perfis de empreendedores que, com histórias de vida distintas e características próprias adquiridas pela criação, buscam crescimento econômico.

Para descobrir qual é o seu perfil de empreendedor e, assim, saber quais são os pontos fortes e fracos de sua gestão, confira os tipos de profissionais!

Conservador

O perfil conservador é presente em quem não sabe lidar bem com a inovação e com os novos métodos de gestão. Geralmente, é o empresário que já ouviu falar sobre programas de gestão e facilitadores da administração, mas considera que isso é desperdício de dinheiro e opta por utilizar a velha planilha.

A maior preocupação desse gestor é economizar dinheiro para estar prevenido em relação à instabilidade financeira. Por outro lado, pouco investe o excedente em publicidade.

O ponto forte da personalidade, portanto, reside na boa noção sobre os riscos de mercado. Mas é preciso ter cuidado com a insegurança em relação às novidades, visto que isso pode oferecer uma barreira ao desenvolvimento da organização.

Ousado

O empreendedor ousado é aquele que não tem medo de arriscar em uma nova oportunidade e que, apesar de compreender a importância de ponderar toda ação, deseja que a empresa se diferencie e se destaque no mercado como forma de prosperar economicamente.

A qualidade positiva do gestor que carrega essa característica é a proatividade na organização e o desejo pela mudança.

Por outro lado, ele não sabe bem até que ponto a inovação é positiva e até que ponto oferece risco. Essa avaliação superficial pode gerar um impacto negativo na instituição, diminuindo sua presença no mercado.

Inovador

O empresário inovador é aquele que direciona a sua energia para a criação de um produto ou serviço diferenciado. Para ele, inovar é tão — ou mais — importante quanto o próprio negócio.

Esse perfil de empreendedor costuma ter uma grande ideia e um projeto para colocá-la em prática. Por esse motivo, engaja a equipe e procura profissionais qualificados para trabalhar no seu time.

Outra qualidade da personalidade inovadora é a busca pelo melhor serviço, tanto por meio da pesquisa quanto pela criatividade da equipe. Esse traço faz com que o gestor consiga construir um verdadeiro império no mercado. Mas vale lembrar que a ambição deve ser equilibrada, sob pena de se perder no próprio propósito.

Apaixonado

Há, ainda, aquele empreendedor apaixonado pelo próprio trabalho. Geralmente, é alguém de média idade que decidiu seguir a empreitada desejada, enfrentando os desafios da profissão.

Apesar de ter pouca informação sobre gestão e inovação, é um gestor altamente ligados às redes sociais e que, por essa experiência peculiar, consegue manter o negócio de forma autônoma.

No mercado, é possível notar diversos perfis de empreendedores. Cada um, com sua peculiaridade, tem muito a contribuir para o ambiente corporativo. Mas é importante estar atento a qualquer hábito limitante de cada personalidade, a fim de que isso não prejudique o bom desempenho do negócio.

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR