5 passos para expandir seu negócio sem afetar a saúde financeira

Expandir as operações sem demandar grandes somas financeiras é o desejo de todo empreendedor. Saiba que é possível — e nós te mostraremos agora.

26-04-2018

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A vida de um empresário é cheia de desafios. Um dos mais estimulantes é a expansão do seu negócio. Planejar como o seu produto ou serviço irá atingir cada vez mais pessoas é empolgante. Mas não é fácil escolher um caminho para expandir seu negócio e, ao mesmo tempo, manter a saúde financeira da empresa.

Por isso, estamos aqui para ajudar! Veja as dicas que preparamos para que você encontre a alternativa mais vantajosa, de acordo com a realidade do seu negócio. Abaixo estão cinco maneiras de crescer sem impactar negativamente as finanças:

 

1. Adotar o sistema de franchising

Crescer por meio de franquias é uma excelente oportunidade para diminuir os custos da operação, uma vez que os encargos com a nova loja ficam por conta do investidor, além de gerar receita com o pagamento de royalties pelo uso da marca e o know-how do seu negócio.

As franquias são mais viáveis para empresas consolidadas no mercado, cujos processos e posicionamento estão bem estruturados. No entanto, isso demanda um planejamento estratégico rigoroso para evitar problemas futuros e a contratação de um consultor para cuidar de todos os trâmites legais pertinentes a esse modelo de negócio.

 

2. Montar um e-commerce

Criar uma loja virtual faz parte da estratégia de ampliação dos canais de vendas, com bons representantes comerciais e distribuidores. As projeções para o setor de e-commerce são animadoras, mas não dispensam um bom planejamento. Essa é uma maneira rápida e econômica de aumentar o faturamento.

O Programa Avançar do Santander Negócios e Empresas possui uma parceria com a Locaweb para oferecer descontos aos seus clientes em serviços digitais que facilitam seu trabalho, como a plataforma de criação de sites, na qual é possível criar seu site sozinho e que oferece, inclusive, templates responsivos para acesso via tablet e celular. Além disso, a Locaweb oferece serviços de hospedagem, contas de e-mail profissionais e uma ferramenta de E-mail Marketing, uma das melhores formas de divulgar seu negócio e se relacionar com seu público.

 

3. Licenciar a marca 

Se os produtos da sua empresa já são bastante conhecidos no mercado, o licenciamento é uma alternativa promissora, pois a marca licenciada recebe royalties sobre as vendas realizadas. Nesse caso, a marca precisa ter registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) ou, ao menos, estar com o processo em andamento.

Consulte um advogado sobre propriedade intelectual e a melhor forma de realizar esse licenciamento, mantendo total controle e propriedade sobre a ideia e permitindo a expansão de negócio com segurança.

 

4. Diversificar os produtos ou serviços

Ampliar o mix de produtos de sua empresa é uma forma de vender mais e, consequentemente, crescer. Faça uma pesquisa dentro da organização e verifique o que tem a ver com a sua marca que pode ser oferecido para os clientes.  

Vale arriscar na importação de outros produtos ou exportar os seus. Vender produtos complementares é uma boa alternativa, mas deve ser feita com cuidado. Opte por itens que estejam relacionados ao seu segmento.

Avalie bem o que você está vendendo e se vale a pena abraçar novos mercados e clientes. Produtos semelhantes com preços variados também podem ser boas opções.

 

5. Formar parcerias

Já pensou em juntar esforços com outra empresa para obter vantagem comercial e ampliar a clientela? O ideal é que a outra instituição ofereça produtos ou serviços que não sejam oferecidos pela sua, mas que compartilhe parte do público-alvo. 

Contudo, tenha alguns cuidados antes de firmar a parceria: analise muito bem a outra parte, verifique sua idoneidade, confira se os princípios e valores são os mesmos que os seus e confirme se a empresa parceira possui os documentos em ordem. 

Avalie também a capacidade de produção e entrega, pois o aumento das vendas vai demandar mais artigos produzidos dentro de um mesmo período. Se for preciso ampliar a capacidade produtiva, deve-se conversar sobre os investimentos necessários.

Bem, agora que você já sabe qual forma de expansão de negócio está de acordo com as suas capacidades, que tal assinar nossa newsletter para receber informações exclusivas direto no seu e-mail? 

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