Os atributos de uma equipe de sucesso

Construir um time coeso e pronto para alavancar o progresso da sua empresa é um grande desafio. Veja quais são as características de uma equipe bem sucedida

23-10-2017

Os atributos de uma equipe de sucesso


A criação, manutenção e desenvolvimento da equipe são passos essenciais na construção de um empreendimento sólido e com chances fortes de sucesso. No entanto, é evidente que nenhuma dessas tarefas é de fácil realização.

 

Dividir e conquistar: a importância da divisão do trabalho

 

Um time de qualidade envolve a presença de características marcantes e determinantes para o seu bom desempenho. Não sabe como avaliar os seus colaboradores? Precisa de dicas sobre o que implementar no momento da contratação? Veja quais são os atributos de uma equipe de sucesso.

 

Comunicação efetiva

Uma equipe de destaque sempre tem uma ótima comunicação interna. Os integrantes se conhecem, são abertos um com o outro e estão sempre compartilhando ideias, projetos e opiniões –  inclusive as críticas.

A ideia é a de que exista uma liberdade, um ambiente confortável para a expressão e a recepção eficaz.

Avalie como está esse aspecto do seu time. Caso julgue necessário, proponha atividades que fortaleçam a comunicação e aumentem a compreensão mútua entre os colaboradores.

 

Colaboração é chave

Sim, é óbvio que o trabalho em equipe é essencial e deve funcionar bem. O que muitas vezes fica sem a atenção devida na construção de uma equipe de sucesso é a importância da colaboração espontânea, de uma certa cumplicidade entre os membros. Os objetivos são comuns e devem ser percebidos assim. O clima extremamente competitivo e de valorização individual acaba por dividir e prejudicar a sintonia do grupo.

Uma boa proposta é a de sempre manter o foco nos objetivos e resultados em vista, nunca apenas na quantidade de trabalho a ser feito. Trabalhando juntos, os integrantes perceberão que seus talentos se complementam e aceleram a chegada até o destino pretendido.

 

Diversidade e organização

Em tese, reunir pessoas com pensamentos próximos parece uma boa estratégia para uma equipe. No entanto, a prática mostra algo bem diferente. Perspectivas diferenciadas e experiências das mais diversas origens trabalham muito melhor juntas. Além de possibilitar a divisão de tarefas baseada em competências específicas, a diversidade aumenta o número de ideias apresentadas, desenvolvidas e executadas.

A diversidade não funciona sozinha. Ela deve estar acompanhada de uma organização que evite o caos e a falta de objetivos únicos e focados. Cada membro deve ser responsável pelo seu progresso, mas o gerenciamento mais amplo no time também é indispensável. Assim, revela-se a importância de uma boa liderança para a equipe. Um grupo de trabalho sem um líder é como um ser humano sem cabeça.  

 

*

Também é muito importante para o coletivo que o ambiente de trabalho mantenha certa descontração, estimulando suas liberdades e potenciais. Procurar e incentivar os atributos de uma equipe de sucessofornece resultados positivos para o seu negócio.

 

Quer melhorar o clima do seu escritório?

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Processo seletivo PCD: quais são as normas e como proceder

Notícias e Atualidades

RH 3.0: entenda como a tecnologia pode auxiliar na gestão de pessoas

Desenvolvimento

Estratégias e soluções inovadoras sobre remuneração em curto prazo

Desenvolvimento

Remuneração: tudo o que você queria saber mas não tinha pra quem perguntar...

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR