O telefone celular ajuda ou atrapalha sua rotina na empresa?

Cada vez mais versáteis, os smartphones são obrigatórios no dia a dia dos negócios – mas algumas situações requerem moderação ou podem ser prejudiciais

30-11-2017

                            Celular no trabalho


Imagine essa cena: um funcionário da sua equipe, super dedicado, sempre com o smartphone nas mãos. Com o device, ele interage com clientes do Brasil todo através do WhatsApp. Pelas redes sociais, efetua SAC e monitora postagens de marketing de conteúdo. Nesse caso, na sua opinião, o telefone celular ajuda ou atrapalha a rotina da empresa?

Agora faça um exercício mental um pouco diferente: imagine o mesmo colega com o telefone celular nas mãos. O aplicativo aberto ainda é o WhatsApp, porém, ao invés de clientes, ele passa o dia todo compartilhando correntes e piadas em grupos de familiares e da galera do futebol. As redes sociais, então, só as utiliza para continuar as brincadeiras sobre seu time do coração. Fazemos novamente a pergunta: o telefone celular ajuda ou atrapalha a rotina da empresa?

 

Quanto investir em um computador para minha empresa?

 

Moderação e limites

O uso do smartphone pode, certamente, assumir tanto a face de bandido quanto de mocinho em um ambiente corporativo.

Se por um lado as interferências com relação ao uso do aparelho podem parecer arbitrárias no local de trabalho, por outro, se a utilização do deviceé um problema, devem haver regras.

Dentre as sugestões de abordagem, podem estar, por exemplo, não permitir que sejam acessados, no horário de expediente, jogos e aplicativos de entretenimento eletrônico.

A questão das ligações pessoais é mais delicada. Nesse âmbito, pode ser discutido que elas aconteçam apenas quando houver a real necessidade – e que não seja possível aguardar, por exemplo, até algum horário de intervalo.

 

O telefone celular ajuda a rotina na empresa

Se utilizado de forma moderada e de acordo com as normas de eficiência da sua empresa, o smartphone é uma ferramenta indispensável para a produtividade.

Uma breve reflexão sobre o passado da informática nos traz à memória as épocas em que não era nada fácil obter um bom, rápido e moderno computador para o escritório. Você é dessa época?

 

Aplicativos que podem aumentar a organização da sua empresa

 

Os telefones celulares, cada vez mais, estão incorporando funções, desempenho, a velocidade e a confiabilidade dos desktops e notebooks.

Durante uma reunião, cada vez mais, é comum acessar documentos de texto e planilhas armazenadas na nuvem, fazer correções, complementos e enviar cópias para contas de e-mail – que são abertas, elas também, em outros celulares.

Além disso, há ainda a questão da mobilidade e da facilidade de se conectar com colegas e clientes com rapidez e fidelidade da informação.

 

*

A modernidade dos aparelhos e a facilidade de aquisição são benefícios para o mundo corporativo. É necessário, apenas, o uso moderado para que o apoio não se transforme em obstáculo.

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

LGPD: entenda os impactos da nova lei no seu negócio

Notícias e Atualidades

Compliance e tecnologia: qual a relação entre elas?

Desenvolvimento

Cloud computing: tudo que um empreendedor precisa saber

Desenvolvimento

A Revolução do E-commerce no Brasil

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR