Fique por dentro dos novos modelos de trabalho e suas características

Novas tecnologias estão revolucionando a forma de trabalho dentro das empresas

21-09-2018

novos modelos de trabalho


Se você ainda pensa em uma empresa como organização hierárquica, precisa atualizar seu conceito. À medida que a sociedade muda e a tecnologia avança, o mundo corporativo também se desenvolve. Nesse contexto, surgem novos modelos de trabalho.

A renovação contínua é uma exigência para quem não quer ficar para trás. Elaboramos este artigo para mostrar as mudanças que têm impactado o mercado, além de descrever o perfil do profissional do futuro. Boa leitura!

Quais mudanças estão impactando o mercado?

De um ponto de vista global, é possível afirmar que a automação afetou positivamente o profissional, reduzindo a precarização e melhorando sua condição de trabalho.

Houve também a eliminação de padrões até então consolidados. Entre as mudanças importantes, podemos destacar:

  • esgotou-se o ideal profissional (amplamente difundido há gerações) de encontrar uma boa ocupação e permanecer nela por toda a vida. O freelancer será mais comum que o colaborador efetivo;

  • a atitude e a competência são mais importantes do que um título formal;

  • a crise de talentos gera uma dupla tendência: elevação no ganho do profissional requisitado e queda no salário de quem é menos qualificado;

  • as redes sociais viraram uma ferramenta essencial de recrutamento;

  • o “gestor analógico” está em declínio e tudo indica que vai desaparecer em breve.

O que se espera do profissional do futuro?

Existe uma enorme variedade de habilidades desejáveis, de acordo com o segmento de atuação e o ambiente no qual cada empresa se insere. Mas alguns elementos são desejados por toda organização. Veja a seguir!

Versatilidade

Os novos modelos de trabalho incentivam o profissional a estar em constante mudança, sempre se adaptando a uma função, necessidade ou desafio diferente. Desse modo, é preciso ser versátil e capaz de articular competências diversas.

Visão estratégica

Toda ação na empresa deve ser realizada visando a um objetivo concreto. O colaborador deve ser capaz de intervir criativa e estrategicamente em qualquer processo relativo à sua atividade.

Quais são os novos modelos de trabalho?

As organizações vêm rompendo com o modelo verticalizado. À medida que a estrutura hierárquica se desfaz, surgem novos modelos de trabalho. Veja a seguir alguns exemplos.

Holocracia

Na holocracia, os colaboradores são divididos em “círculos” autônomos, que integram uma unidade maior. Cada nível funciona de maneira democrática e aberta. A pessoa desempenha um papel específico para atingir a meta estabelecida.

BYOD

BYOD é a sigla para 'bring your own device', ou 'traga o seu próprio dispositivo' em tradução livre. Trata-se de uma metodologia emergente. Ela sugere que o profissional leve ao escritório o seu próprio recurso eletrônico (laptop, smartphone ou tablet), a fim de utilizar a tecnologia com a qual já está habituado.

Trabalho remoto

Uma das principais características desse modelo, também conhecido como home office, é a flexibilidade que oferece ao colaborador. Ele pode compor o calendário de atividade de acordo com sua disponibilidade, ficando livre da rigidez de um horário estrito.

ROWE

A sigla significa 'results only work environment' ou 'ambiente de trabalho orientado a resultado' em tradução livre. A metodologia se refere principalmente à mensuração do desempenho de cada profissional. A base utilizada é o resultado obtido, e não o tempo gasto.

Qual é o impacto dos novos modelos de trabalho para a gestão?

A transformação de um grande volume de dados em informações úteis e prontamente acionáveis passa a fazer parte da estruturação da gestão. Por isso, o líder corporativo deve desenvolver proficiência em Cloud Computing, Big Data e Machine Learning.

Veja os principais impactos de curto prazo:

  • o gerenciamento de RH será realizado por meio do Big Data e da Inteligência Artificial (IA);

  • a organização será composta por profissionais cujo principal ativo é o conhecimento pessoal;

  • os novos modelos de trabalho serão caracterizados pela mobilidade do colaborador, que está cercado por tecnologia capaz de auxiliar na busca por resultado.

Gostou do artigo? Está pensando em reestruturar sua equipe? Conheça a ferramenta que desenvolvemos para atrair os melhores talentos para a sua organização!

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Fuja da fraude cibernética! Elencamos 5 procedimentos de segurança que você deve usar

Notícias e Atualidades

Organização de conteúdos digitais pode afetar produtividade da sua equipe

Desenvolvimento

Cloud computing: tudo que um empreendedor precisa saber

Desenvolvimento

8 fontes de inspiração para negócios em tecnologia

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR