O que aprender com os 5 melhores CEOs do Brasil?

Revista Forbes elegeu os 25 mais influentes do ano.

26-10-2018

melhores ceos do Brasil

Anualmente, a revista Forbes elege os melhores CEOs do Brasil. Mais do que uma lista que mostra a liderança que se destacou no seu segmento, o ranking da famosa revista de negócios serve de base para entender a atuação do CEO no mercado e os desafios enfrentados.

Neste artigo, mostraremos 5 nomes que se destacaram e suas lições para sociedade. Confira!

1. Paola Carosella

A chef de cozinha argentina Paola Carosella foi eleita uma das melhores CEOs do Brasil. A premiada chef abriu seu primeiro restaurante em São Paulo em 2001. Desde então vem se destacando, tornando-se jurada do programa MasterChef.

Em uma palestra para o evento Day 1, promovido pela Endeavor, a chef deu lições importantes sobre empreendedorismo:

  • usar a criatividade para explorar bem o recurso disponível, mesmo que seja limitado;

  • aprender a tomar decisão, mesmo que ela seja difícil;

  • acreditar mais em si mesmo;

  • fazer a autoavaliação comparando o passado com o presente em busca da melhoria contínua.

2. Alexandre Costa

Neste ranking, vale a pena destacar o trabalho desenvolvido pelo fundador da Cacau Show, Alexandre Costa. Ele começou a empreender com apenas 17 anos a fim de obter uma renda extra. Para isso, ele fez ovos de Páscoa, recebendo uma encomenda de 2 mil unidades inesperadamente.

Como a empresa responsável pela execução do trabalho não produzia naquela proporção, ele teve que realizá-lo por conta própria a fim de honrar seu compromisso. Trabalhou durante 3 dias com a ajuda de outra pessoa.

Esta é uma lição que podemos tirar da sua trajetória: esforçar-se para cumprir o que foi combinado com o cliente pode abrir a porta para um grande sucesso.

3. Paula Bellizia

A CEO angolana Paula Bellizia é a responsável pela maior filial da Microsoft na América Latina, e a primeira mulher a ocupar o cargo no Brasil. Bellizia começou a sua trajetória ao cursar processamento de dados na Faculdade de Tecnologia (Fatec). Ali, encontrou uma forma de trabalhar em um mercado em plena expansão.

Desde então se especializou, o que a levou a ocupar cargos em empresas de renome, como Facebook e Apple. Na Microsoft, Paula tem investido na computação em nuvem, mas em um trabalho estratégico que visa empoderar a mulher, bem como a juventude carente.

O marcante da sua trajetória é o pensamento à frente do seu tempo e também a ideia de que é possível aprender diariamente, difundida entre a sua equipe.

4. Bernardo Pinto Paiva

Bernardo Pinto Paiva também está na lista dos melhores CEOs do Brasil. O carioca, formado em engenharia, fez a sua carreira na Ambev. Ele começou na empresa como trainee em 1991 até atingir o cargo de CEO em 2015.

Durante a sua gestão, a empresa cresceu mais de 8% em lucratividade e faturamento. Isso só foi possível devido ao vasto conhecimento de Bernardo, que passou a compreender melhor o negócio no qual trabalhava. A lição que podemos aprender com ele é sobre a visão sistêmica obtida ao longo da sua trajetória, fazendo com que a gestão tome decisões consistentes.

5. Benjamin Steinbruch

Benjamin Steinbruch, outro carioca da lista, cursou administração. Seu pai, Mendel Steinbruch, foi cofundador do Grupo Vicunha. No entanto, apesar de a sua família dominar o segmento têxtil na América Latina, Benjamin fez a sua carreira como CEO no Banco Safra de 2008 a 2011. Durante esse período, o banco faturou mais de R$ 200 milhões.

Uma característica marcante do CEO é que, por meio do seu trabalho, ele busca sempre fazer mais. Tal lição foi aprendida com um rabino que ele seguia, que pode ser aplicada para o mercado corporativo: ir além do que foi solicitado é um diferencial para se destacar.

Todos os melhores CEOs do Brasil têm uma lição a ensinar. Como vimos no artigo, cada um tem uma forma de comandar sua empresa. No entanto, uma coisa eles compartilham: a busca por constante capacitação.

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR