Logística internacional: 3 dicas para otimizar os processos

É preciso cuidar adequadamente da logística internacional para garantir o êxito das exportações e apoiar a estratégia de expansão da sua empresa.

15-06-2018

logistica-internacionalizacao

Para que os processos de logística internacional adotados pela sua empresa gerem vantagens competitivas, é preciso ficar atento a todas as atividades relativas à gestão dos fluxos de mercadorias que você comercializa.

Isso inclui o envio inteligente de produtos e a logística relacionada ao processo de produção dos materiais e seu armazenamento, além dos serviços posteriores à entrega propriamente dita (atendimento ao cliente, estratégias de fidelização etc.).

Otimizar os processos, estendendo seus benefícios a todos esses níveis, é fundamental para elaborar um bom plano de logística internacional. Iremos apresentar 3 excelentes dicas que irão apoia-lo nesse processo.

1. Melhore o aproveitamento de recursos

Se quiser aproveitar ao máximo os recursos disponíveis, é preciso assegurar que seus produtos estão devidamente preparados para a distribuição internacional. Verifique se a sua organização está pronta para lidar com requisitos como as especificações de embalagens, as normas de segurança e qualidade, códigos de barras etc.

Isso implica conhecer a fundo o mercado internacional no qual sua empresa vai atuar, estudando as condições inerentes às transações de compra e venda e analisando o potencial competitivo dos produtos.

A própria capacidade financeira da sua empresa deve ser examinada de perto, a fim de evitar que as exportações sejam apenas uma alternativa para fugir dos problemas do cenário econômico interno. Nesse caso, os recursos podem ser mal aproveitados, uma vez que a expansão do negócio exige a realização de novos investimentos.

2. Invista em tecnologia

A partir da implantação de sistemas de informação, é possível automatizar os processos. Isso reduz o retrabalho, eleva o controle sobre as informações mais importantes e, sobretudo, alavanca a produtividade.

Entre as diversas soluções tecnológicas disponíveis, destacam-se o WMS, o ERP e o TMS:

  • WMS (sigla inglesa para Sistema de Gerenciamento de Armazém, em tradução livre): destina-se às melhorias na gestão de estoque, otimizando rotinas de expedição, recebimento, inventários, estocagem, divisão de pedidos etc.
  • ERP (ou Planejamento de Recursos Corporativos): trata-se de um sistema que facilita a gestão de diferentes áreas da empresa, integrando-as em uma única solução. Sua adoção contribui, principalmente, para o aprimoramento da comunicação entre os colaboradores e a centralização dos dados, simplificando as tarefas de controle de estoque e identificação de produtos;
  • TMS (Sistema de Gerenciamento de Transportes): tem como objetivo controlar e gerir tarefas ligadas ao acompanhamento de pedidos, contrato de fretes, rastreamento de entregas etc.

3. Escolha cuidadosamente os fornecedores internacionais

Para chegar em uma lista de fornecedores internacionais qualificados, é preciso fazer um estudo das suas necessidades e começar uma pesquisa no mercado seguindo esse planejamento. Além disso, você deve certificar-se de que esses potenciais parceiros tenham referência, possuam credibilidade e tenham a capacidade produtiva e de logística para atender as suas demandas.

Fique de olho, portanto, na reputação do fornecedor, tanto de um ponto de vista subjetivo quanto objetivo. Procure descobrir a capacidade técnica, de produção e de logística (transporte) dele. Por fim, avalie o preço praticado pelo fornecedor e se está em acordo com a média do mercado. Descubra se ele é aberto e flexível para negociações, visando uma parceria de longo prazo.

O objetivo é criar uma relação de confiança recíproca. Por isso, cultive uma comunicação clara e sincera com o seu fornecedor. Mas não deixe nada sem registro, sempre formalize as negociações. Isso é uma segurança para os dois lados e uma demonstração de profissionalismo.  

Gostou do artigo? Deseja descobrir potenciais fornecedores e clientes internacionais? Então, conheça as funcionalidades gratuitas e os benefícios exclusivos do Clube Santander Trade!

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Conheça os 5 produtos brasileiros mais vendidos no EUA

Notícias e Atualidades

Conheça os 5 países que mais importam do Brasil

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR