Internacionalizar como resposta à crise?

Tempos difíceis no cenário econômico brasileiro podem impulsionar as empresas para o mercado externo. Conheça alguns fatos sobre isso

24-12-2017

                                 internacionalizar negocio



Em tempos de recessão, vender produtos para o mercado internacional pode ser considerado uma saída?

Cada vez mais, analistas e especialistas do setor de internacionalizaçãodos negócios acreditam nessa medida como um boa opção para um cenário de crise econômica.

Quando os negócios não vão muito bem dentro de casa, pode ser a chance de se planejar para expandir sua atuação para fora do país.

Internacionalizar seu negócio pode ser uma excelente opção em várias frentes – desde que seja uma ação feita sob rígida programação e dentro de etapas sustentáveis.

Lembramos sempre que a estrutura global do Santander pode representar a consultoria necessária para seu processo de internacionalização.

 

As vantagens e os desafios na hora de expandir seu negócio para o mercado internacional

 

Números de exportação em crescimento

Pesquisas de mercado apontam que, nos últimos anos, um número maior de empresas entrou no mercado internacional, por meio de abertura de filiais e operações internacionais. Lá fora, mais negócios foram abertos que encerrados.

Em artigo produzido este anopara o Portal Comex do Brasil, o superintendente de Relações Internacionais e Negócio Exterior da Federação das Indústrias do Paraná, Reinaldo Tockus cita dados de uma pesquisa da Fundação Dom Cabral, de 2015, que evidencia bem esse cenário.

De acordo com o estudo, empresas nacionais estão em 100 países, presentes em todos os continentes do planeta. Aproximadamente 80% delas concentram-se na América do Sul. A América do Norte conta com 70% e a Europa está na casa de 36%.

 

Tendência à internacionalização

E se o assunto é a tendência à internacionalização, os números da pesquisa revelam que entre os anos de 2013 e 2014 houve um aumento de aproximadamente 7% nas relações comerciais com empresas no exterior.

O número difere, por exemplo, do quadro estabelecido no início da década, quando o cenário econômico do Brasil concentrava o crescimento empresarial dentro do território.

Dentre as indústrias que mais exportam, atualmente, estão alimentos e bebida, tecnologia, máquinas e equipamentos, além de materiais de construção.

 

Produtos sob medida

A área de expertise em internacionalização do Santander oferece soluções sob medida para sua análise de mercado e efetiva atuação no mercado fora das fronteiras do país.

Conheça, por exemplo, a versatilidade do portal que facilita a internacionalização, o Santander Trade. Nele você vai encontrar conteúdos gratuitos para ajudar a gerir a sua expansão internacional, entre elas, uma completa base de dados e webinários com dicas de especialistas de diversos campos.

  • Quais países posso selecionar para fazer negócios?
  • Quais empresas devo contatar?
  • Como posso fazer o negócio (normas, procedimentos e leis)?
  • Em que moeda posso fechar o contrato de compra e venda?
  • Quais passos devo dar para me estabelecer no exterior?
Fique por dentro de todos os benefícios do Santander Trade e faça o seu cadastro. 

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Desafios do agronegócio: saiba como superá-los nos próximos anos

Notícias e Atualidades

Índice de Confiança do Empresário - 2º Trimestre de 2018

Desenvolvimento

Acelerando o crescimento

Desenvolvimento

Como ser o número 1 e não apenas mais 1 no mercado

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR