Os desafios de gerir uma empresa em meio à instabilidade econômica

Períodos de crise pedem mais resiliência e inovação dos líderes de negócio.

19-09-2018

instabilidade economica

Um período de instabilidade econômica não tem
efeito negativo apenas no investimento pessoal. No momento em que a incerteza na política e na economia brasileira dá o tom, gerir uma empresa é tarefa que apresenta diversos desafios. Entre eles, a manutenção da produtividade da equipe e a definição de uma meta realista.

Se quiser superar esse obstáculo e manter a empresa em evolução mesmo em um período de instabilidade, é preciso ter resiliência e apostar na inovação. Conhecer bem o mercado de atuação e pensar no longo prazo são outras maneiras de dirigir uma companhia em tempo de turbulência.

Veja neste artigo os desafios de gerir uma
mpresa em meio à instabilidade econômica e confira dicas para superá-los.

Conheça o comportamento do mercado de atuação

O primeiro passo é conhecer seu setor de atuação. Saber quais são as características da área em que atua evita erros comuns em uma situação de crise, como copiar a estratégia de um negócio de segmento diferente.

Cada mercado de atuação tem sua peculiaridade, e adaptar sua gestão é essencial para sobreviver. Fuja do 'efeito manada'!

Pense no longo prazo

O período de instabilidade econômica costuma ser cíclico. Entender essa característica é importante para saber o momento de investir e, também, a hora de segurar o investimento. É preciso ter em mente que o pior ápice da crise vai passar. Assim, você não deixa o planejamento de lado e consegue gerir a empresa com qualidade em tempo de turbulência.

Pense no futuro e acompanhe a movimentação do mercado. Isso vai ajudar a entender a hora em que vale a pena retomar o investimento.

Inove

A inovação é aliada do gestor no momento de instabilidade na economia. Na crise, o bom líder encontra o ambiente ideal para fugir do lugar-comum e buscar uma solução diferenciada.

Pense fora da caixa, escute sua equipe e invista em inovação para evoluir mesmo em um período difícil na economia.

Tenha resiliência

O gestor resiliente é aquele que não só enfrenta a dificuldade, como também cresce com o desafio e sai dele ainda mais forte. Abrace essa habilidade, invista em uma postura flexível e use a análise do contexto a seu favor.

Identifique a consequência de cada decisão que tomar e desenvolva a capacidade de avaliar o ambiente presente e o futuro. Assim, você vai ser capaz de planejar a solução mais adequada.

Use a gestão financeira a seu favor

Fazer uma boa gestão financeira é essencial para contornar qualquer dificuldade. Gerir o negócio durante uma crise exige acompanhar de perto o fluxo de caixa, além de ficar de olho em todo investimento e despesa.

Manter as finanças sob controle é a garantia de que a empresa não vai gastar mais do que deve. Também ajuda a não deixar passar nenhuma oportunidade importante.

Quer ampliar seu conhecimento estratégico e melhorar sua posição no mercado? Veja cursos gratuitos de instituições renomadas para desenvolver sua competência em diversas áreas

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Negociação de dívidas é processo importante para pequenas empresas

Notícias e Atualidades

Qual o papel das agências internacionais na expansão dos negócios?

Desenvolvimento

Gestão Estratégica de Custos

Desenvolvimento

Captando Recursos com Investidores para Crescer

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR