Motivação no trabalho: o papel do líder nas organizações

Orientar, direcionar e motivar sua equipe são algumas das tarefas mais importantes de um bom líder.

31-07-2018

motivação no trabalho

Sabe-se que o sucesso de uma empresa vem por mérito de seu quadro de profissionais. A equipe tem um papel fundamental na evolução do negócio. O
líder, por sua vez, deve oferecer motivação no trabalho e inspirar os colaboradores.

Por isso, ter um bom líder faz toda a diferença no desempenho do time. Confira neste artigo algumas atitudes que o gestor deve cultivar para incentivar sua equipe!

Manter uma comunicação dinâmica

É preciso alinhar a equipe e construir um objetivo coletivo. O estímulo do colaborador também vem de se sentir parte do projeto e de acompanhar de perto o seu desenvolvimento.

Por isso, a motivação no trabalho depende de o líder saber comunicar claramente as etapas do projeto, além de escolher a dedo quem será responsável por cada uma. Também é essencial compartilhar os resultados de maneira adequada.

Delegar funções conforme a aptidão do colaborador

Um bom líder conhece as habilidades de seus colaboradores e sabe o que eles sentem confortáveis ou não em fazer. Por isso, ele encoraja a equipe ao distribuir as tarefas adequadamente.

Por outro lado, também é essencial incluir desafios, para que a equipe possa chegar mais longe do que imagina. Nesse caso, lembre-se de estar sempre por perto a fim de dar suporte ao time.

Dar um bom feedback

Muita gente pensa que dar um retorno sobre postura e/ou competência do funcionário se resume a criticar ou a citar pontos de melhoria. Mas o feedback deve ir além: é preciso enaltecer as qualidades do colaborador, elogiar momentos em que ele agiu corretamente e dar dicas de como aprimorar o que ainda não está indo bem.

Um feedback completo incentiva o colaborador, já que mostra que ele também tem qualidades, sem deixar aquela sensação de que ele não está fazendo um bom trabalho ou que só tem defeito.

Estabelecer uma meta possível

O equilíbrio ao definir uma meta é importante para garantir a motivação da equipe. O gestor deve saber até onde é possível chegar. Dessa maneira, ele reduz o risco de o time não conseguir realizar um objetivo complexo demais, o que pode ser desestimulante para grande parte dos colaboradores.

Recompensar o bom trabalho

Além de incluir ao menos um ponto positivo em todo feedback, é preciso reconhecer quem teve um bom desempenho. Pense em oferecer um bônus, um dia de folga, um almoço por conta da empresa ou uma viagem para quem se destacou naquele mês. Essa atitude vai mudar a visão dos profissionais, que vão trabalhar muito mais animados.

Sabemos que a motivação no trabalho vem de diversos fatores. Mas é certo que ela depende diretamente da boa relação com o líder e do quanto ele inspira sua equipe. Com o incentivo ideal, todo colaborador é capaz de realizar melhor suas tarefas e até de alcançar um novo posto em sua área de atuação.

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