Iniciativa de internacionalização: confira 4 países mais atrativos!

Incentivos fiscais e apoios governamentais são alguns dos benefícios disponibilizados.

12-09-2018

iniciativa de internacionalização


Uma empresa que tem a iniciativa de internacionalização pode ter de enfrentar grandes desafios. Contar com a ajuda de um parceiro é muito importante para facilitar a abertura de mercado. Além disso, é necessário conhecer os países que oferecem vantagens para a criação de um negócio. Veja a seguir!

Principais dificuldades durante a iniciativa de internacionalização

O empreendedor que busca internacionalizar o seu negócio passa por algumas dificuldades durante o processo. Entre as principais barreiras, estão:

  • a variação das taxas de câmbio;

  • a falta de informação sobre o potencial mercado;

  • a dificuldade de adequar o processo produtivo à demanda do comprador;

  • o excesso de burocracia;

  • o sistema tributário brasileiro.

Entretanto, com a ajuda de um parceiro especializado nesse segmento, é possível enfrentar o problema e colocar em prática a iniciativa de internacionalização. Inclusive, alguns países apresentam características diferenciadas para o brasileiro que pretende expandir o seu negócio.

Países que oferecem incentivo para o empreendedor brasileiro

Conheça os países que têm políticas para facilitar a entrada do negócio!

1. Canadá

O país tem uma economia estável, um sistema de educação de qualidade e vários acordos de livre comércio. O Canadá tem interesse na expansão de negócio de qualquer setor, principalmente quando está relacionado à inovação.

Um programa de delegado comercial é responsável por repassar orientação ao brasileiro que pretende instalar uma empresa no Canadá. Para isso, há escritório instalado em Belo Horizonte, no consulado do Rio e de São Paulo, um escritório em Porto Alegre e outro em Recife.

O país ainda oferece incentivo fiscal e um ambiente de inovação propício para quem pretende investir.

2. Colômbia

O país abre suas portas com mais facilidade para quem pretende investir nas áreas de saúde (atendimento médico) e equipamento, farmácia, serviço ligado à tecnologia, indústria criativa e infraestrutura (mobilidade e smart city).

A Colômbia oferece incentivo na região de “zona franca”. Nesse espaço, a empresa pode pagar até 30% a menos de imposto de renda. Também não há custo para importar matéria-prima e equipamento. Há ainda a possibilidade de dedução de 25% para o empreendedor que se instala fora da zona franca e oferta uma solução ao meio ambiente.

O país criou uma agência governamental para facilitar a entrada de empresa estrangeira. O órgão repassa informação sobre o setor, assim como a melhor prática para ingressar no mercado colombiano.

3. Chile

O país tem um programa de incentivo para quem pretende empreender: o Start-up Chile. Ele tem uma política fiscal diferenciada e facilita a abertura de empresa. Em alguns casos, o país disponibiliza verba em dólares americanos para que a companhia desenvolva um produto.

4. Portugal

O país valoriza o empreendedor que pretende realizar investimento imobiliário, franchising ou um pequeno negócio. Portugal tem incentivo fiscal para a criação de posto de trabalho para o jovem e o desempregado.

Outra vantagem da iniciativa de internacionalização nesse país é a qualidade de vida que ele proporciona. Portugal tem um bom índice de segurança, saúde e higiene.

Pretende investir na iniciativa de internacionalização do seu negócio? Esses países podem apresentar a oportunidade que você estava esperando! Conte com a ajuda do Santander para fazer sua empresa chegar mais longe. Nossa equipe é especializada e tem o conhecimento necessário para apoiá-lo nesse processo.

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Saiba como aproveitar a sazonalidade para expandir seus negócios!

Notícias e Atualidades

5 estratégias de internacionalização de empresas para se inspirar!

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR