Ambiente de trabalho e horários flexíveis são fator de escolha para 83% dos profissionais

Se você quer atrair novos e bons talentos para sua empresa, pense em oferecer flexibilidade na rotina de trabalho

22-05-2019

Ambiente de trabalho flexível
Foto: Envato Elements

A flexibilidade é um fator decisivo para profissionais escolherem uma empresa para trabalhar. Uma pesquisa realizada pelo International Workplace Group (IWG) mostra que 83% dos trabalhadores consideram um ambiente de trabalho e horários flexíveis como critérios relevantes de desempate em caso de indecisão entre duas ofertas de emprego semelhantes.

O levantamento foi feito com 15 mil profissionais e líderes de negócios em 80 países, incluindo o Brasil.

A demanda do trabalhador é identificada como o fator que tem acelerado uma revolução nos ambientes de trabalho – e 62% das empresas avaliadas afirmam ter adotado uma política de trabalho flexível. Entre os profissionais, a maioria acredita que o trabalho flexível é o “novo normal”. No Brasil, o índice chega a 72%, seguindo a tendência global (75%).

Para o CEO do IWG, Mark Dixon, a evidência é de que "as empresas modernas devem adotar uma cultura de trabalho flexível em pelo menos algum nível para se manterem competitivas" claro que vimos que, para muitas organizações, há obstáculos críticos que precisam ser abordados, como o fornecimento de espaço de trabalho propício e a tecnologia apropriada para realizar o trabalho. Mas aqueles que não abraçam esse ‘novo normal’ ficam para trás e perdem todos os benefícios que essa mudança pode trazer', avalia.

Gestores

A pesquisa também avalia a visão dos gestores. Para 75% deles, a oferta de um trabalho flexível tem sido utilizada pelas empresas que querem atrair trabalhadores mais jovens. Outros 77% acreditam que a flexibilidade é um fator que torna o processo de atração e retenção dos melhores talentos mais bem-sucedido.

Reduzir a rotatividade dos funcionários é um desafio para muitas empresas e um fator essencial para manter a qualidade no trabalho e no atendimento ao público. Além da flexibilidade, é importante pensar em outras estratégias para reter talentos. Confira aqui algumas orientações.

Aproveite também nosso canal de anúncio de vagas para divulgar as oportunidades disponíveis em sua empresa.

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

5 dicas para tornar o seu negócio mais sustentável

Notícias e Atualidades

Conheça os setores com os colaboradores mais felizes

Desenvolvimento

Remuneração: tudo o que você queria saber mas não tinha pra quem perguntar...

Desenvolvimento

Liderança: o que eu gostaria de ter aprendido antes

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR