4 formas eficientes para conseguir a fidelização de clientes

O custo de aquisição de um novo cliente pode ser muito maior que o de retenção de um antigo consumidor.

18-10-2018

4 formas eficientes para conseguir a fidelização de clientes

Uma grande falha que uma empresa pode cometer é abrir mão da fidelização do cliente atual para focar exclusivamente na aquisição de novos.

Quem já comprou com você está familiarizado com os seus valores, com o preço cobrado e com o resultado obtido pelo produto ou serviço adquirido. Para completar, quanto maior o nível de satisfação, mais propenso ele fica a divulgar espontaneamente a sua marca para um amigo ou familiar.

Por outro lado, conquistar uma nova clientela demanda investimento constante em marketing de atração, publicização do produto ou serviço, pesquisa de mercado e análise da concorrência, por exemplo.

Ou seja, o custo-benefício pode ser bastante elevado e não trazer o retorno esperado. Por isso, reunimos 4 formas eficientes de trabalhar a fidelização de clientes. Acompanhe!

1. Conheça o seu público-alvo

Para começar, faça uma pesquisa para saber qual é o seu público-alvo. Trace o perfil completo: faixa etária, gênero, renda mensal, profissão, onde mora e quais são suas necessidades.

Essas informações, por mais simples que sejam, vão auxiliá-lo a se adaptar ao comportamento da sua clientela. Dessa forma, você será capaz de direcionar a sua estratégia de comunicação e, consequentemente, aumentar a receita da empresa.

2. Valorize o relacionamento com o cliente

Além de conhecer o público-alvo, é importante valorizar o relacionamento com ele antes, durante e depois da compra. Afinal, um atendimento personalizado gera conexão afetiva com a marca — o que faz com o que o comprador se apegue a ela.

Por isso, amplie os canais de atendimento ao cliente (SAC, e-mail, rede social, WhatsApp, chat virtual…), evite a padronização de resposta e promova um contato pós-venda do produto ou serviço para pedir um feedback da experiência.

3. Tenha um programa de incentivo

Um programa de incentivo também é uma ótima tática de fidelização de clientes. Essa solução não só reconhece aquele cliente mais assíduo, como ainda oferece algum benefício exclusivo — reforçando, assim, o apreço que a companhia tem por ele.

Com isso, cria-se um ciclo no qual o consumo é estimulado. A empresa oferece uma ótima experiência por meio de um brinde que engaja emocionalmente o comprador. Em troca, ela ganha aumento da lucratividade.

4. Invista em marketing de conteúdo

Uma última estratégia é apostar em marketing de conteúdo, com a geração de material relevante (artigo, infográfico, e-book…) para blog ou rede social. Dessa forma, é possível se aproximar do público-alvo, fortalecer o relacionamento com o cliente, solidificar a imagem da marca e passar autoridade na sua área de atuação.

Essa medida ainda pode converter um potencial lead em consumidor, promover visibilidade orgânica para a empresa na internet e reduzir a despesa com anúncio em mídia convencional (como a televisão).

Como você viu, é possível não só potencializar a fidelização de clientes, como também reduzir o custo e despontar no mercado pelo atendimento diferenciado. Por isso, não deixe de adotar as ações que sugerimos!

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