Experiência do empregado: como promover dentro das empresas?

Conheça algumas ações que visam promover o bem-estar do funcionário.

29-10-2018

experiência do empregado

É fundamental promover a experiência do empregado (
employee experience) para aumentar seu engajamento e bem-estar no ambiente organizacional. Afinal, quando o colaborador trabalha motivado, ele tende a oferecer um atendimento de maior qualidade ao cliente.

Isso aumenta a chance de vender mais e contribuir para o resultado positivo da empresa. Também há maior produtividade, elevação do engajamento e melhoria na retenção de talento — o que colabora para a economia com seleção e treinamento de um novo funcionário.

No entanto, de acordo com uma pesquisa da Gallup, somente 13% dos colaboradores em todo o globo são engajados. É preciso mudar esse panorama no seu negócio.

Para tanto, fomentar a boa experiência do empregado é vital, especialmente para a organização que deseja crescer. Separamos algumas dicas para ajudar você a motivar o seu colaborador. Confira!

Oferecer um ambiente de crescimento

A primeira coisa a fazer é se certificar de que a organização oferece um bom ambiente de crescimento:

  • para a carreira, com possibilidade de promoção ou mudança de cargo de forma horizontal;

  • de conhecimento, permitindo que o trabalhador tenha algum desafio saudável que estimule o desenvolvimento pessoal;

  • inter-relacional, prezando a formação de uma equipe com boa interação;

  • profissional, permitindo que o colaborador aprenda competências e tenha experiência em atividade fora da empresa — como uma viagem ou congresso patrocinado por ela.

Fornecer feedback construtivo

Mais do que dar feedback, é preciso saber como fazer isso. Não adianta apenas apontar o erro do funcionário, pois isso poderá desmotivá-lo ao longo do tempo. É preciso valorizar seu acerto e cada ponto forte dele para que haja equilíbrio.

Se há algum ponto de melhoria, uma estratégia eficiente é dosar a crítica negativa ressaltando uma qualidade do trabalhador. Isso pode ajudá-lo a superar o problema.

Mostrar que cada funcionário é importante

O profissional precisa se sentir valorizado. É necessário mostrar que o seu trabalho é relevante, que ele é um elemento valioso da empresa.

Quando sente que não tem o devido apreço, especialmente se exerce uma atividade crítica para o negócio, é provável que o colaborador se desmotive, gerando perda em seu desempenho. Para evitar isso, lembre-se de dar o adequado reconhecimento a quem ajuda a companhia a crescer.

Estimular uma comunicação aberta entre a equipe

Prezar a transparência na comunicação é essencial para que cada funcionário se sinta parte do todo organizacional. Mostre ao time que ele é valioso a ponto de poder ficar por dentro do que acontece no negócio.

Ao limitar informações, você passa a impressão de que o colaborador é meramente uma “peça”, que deve cumprir sua atividade e pronto. Se não há envolvimento da equipe, a tendência é o turnover de talentos.

É claro que há dados sigilosos. Mas há uma diferença entre proteger informação confidencial e manter o colaborador alheio ao que acontece no negócio — inclusive sobre seu resultado. Sem essa comunicação, o time dificilmente saberá se seu desempenho é satisfatório ou não.

A preocupação com o funcionário é tão importante quanto o cuidado que a empresa tem com seu cliente. Sem um colaborador engajado, o atendimento oferecido ao público poderá ficar aquém do desejado. Portanto, não se esqueça de investir em uma boa experiência do empregado!

Quer atrair colaboradores talentosos para sua organização? Conheça nosso portal de vagas.

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR