Empresários miram expansão na América Latina

Facilidade de língua e mercado pouco explorado são os principais atrativos da região

27-11-2018
expansão na América Latina

O ambiente de negócio na América Latina oferece cada vez mais oportunidade de crescimento. Os países da região têm promovido reformas a fim de aumentar a confiança do empresário que pretende investir em expansão.

De acordo com o relatório Doing Business, elaborado pelo Banco Mundial, nos últimos 15 anos a área realizou 398 reformas. A principal foi em relação à abertura de empresa. Nesse período, o tempo médio para abrir um negócio regrediu de 78 para 38 dias.

A expansão na América Latina também é motivada por uma série de vantagens e boas perspectivas para os próximos anos. Acompanhe no nosso artigo!

Por que a América Latina é um bom negócio?

O Banco Mundial estima que a América Latina deve duplicar seu ritmo de crescimento em 2018. O órgão projeta que o PIB da região crescerá 2% contra 0,9% registrado em 2017.

Esse é um forte estímulo para a expansão na América Latina, mas não é a única vantagem encontrada pela empresa brasileira. Além de características em comum, há avanços sendo promovidos em diferentes áreas, como regulação e tecnologia.

O mercado consumidor na América Latina está em constante desenvolvimento. A população da região deve chegar a 793 milhões de pessoas até 2061, segundo a projeção da Comissão Econômica Para a América Latina e o Caribe (CEPAL). Outro estudo aponta que há um movimento de urbanização local — até 2030, 85% da população latino-americana será urbana.

Conforme evoluem as reformas favoráveis ao ambiente de negócios, o nível de desenvolvimento local também aumenta. De acordo com estudo da International Data Corporation (IDC), as empresas de tecnologia locais vão dobrar o investimento em solução de nuvem e hardware até 2021, aportando cerca de US$ 11 bilhões no setor.

Quais empresas apostam em expansão na América Latina?

O movimento de expansão na América Latina é crescente entre as companhias brasileiras. Conheça 4 iniciativas que ganharam destaque recentemente.

Lojas Renner

Em 2017, a Lojas Renner abriu seus primeiros pontos de venda fora do Brasil, escolhendo o Uruguai para iniciar o processo de internacionalização. Instaladas em Montevidéu, as filiais foram lançadas com o objetivo de testar o modelo de negócio da marca em outro mercado.

Segundo a companhia, 'o Uruguai é uma economia estável, com elevado PIB per capita, e possui similaridades com a região Sul do Brasil, onde está localizada a sede da Lojas Renner e um dos centros de distribuição da empresa'. Em 2018, mais dois pontos de venda foram inaugurados no país vizinho, totalizando 5 filiais em território uruguaio.

99

A 99 — companhia brasileira de mobilidade urbana fundada em 2012 — projeta a expansão na América Latina a partir de 2019. Desde o início de 2018, quando foi adquirida pelo grupo chinês DiDi Chuxing (líder mundial no segmento), a 99 passou a operar na China, Austrália, Japão e México. Mas, segundo a empresa, o foco da internacionalização está no mercado asiático e latino-americano.

Natura

A companhia brasileira Natura já tem operação na Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, México e Peru, mas quer ampliar a participação na região a partir de 2019. O objetivo é marcar presença na América Latina inteira.

A companhia reportou que os negócios na América Latina seguem robustos, 'com ganho de participação e avanços na preferência da marca em toda a região'. Os países que apresentam o melhor desempenho são México, Argentina e Chile.

Hering

A Cia. Hering já atende 20 franqueadas na América do Sul, cujas vendas somaram R$ 13,4 milhões no terceiro trimestre de 2018 (alta de 5,1% em relação ao mesmo período do ano anterior). Esse resultado dá mais força ao processo de expansão na América Latina. O próximo investimento em internacionalização será a abertura de uma loja na Argentina.

Para empresas de pequeno e médio porte, a expansão na América Latina pode ser facilitada com a ajuda do Clube Santander Trade, uma rede de relacionamento nos países da região. Acesse para descobrir potenciais parceiros e clientes!

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Live Marketing: tudo sobre a estratégia queridinha das grandes empresas

Desenvolvimento

Os novos empreendedores digitais com Romero Rodrigues Herman Kazah e Gustavo Arjones

Desenvolvimento

Abertura de Capital – Um caminho para o crescimento

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR