Os maiores desafios dos empreendedores brasileiros no exterior

Diferenças culturais e de língua podem dificultar a vida dos brasileiros. Segredo está no planejamento e no estudo de mercado.

03-09-2018

empreendedores brasileiros


Se empreender no Brasil já não é tarefa fácil, é de se imaginar que o desafio seja ainda maior no exterior.

Ainda assim, tem crescido o número de brasileiros que escolhem sair do país para iniciar um novo negócio. Em 2017, foram contabilizados mais de 20 mil empresários em locais como Estados Unidos, França e Japão.

Seja em busca de qualidade de vida ou de uma oportunidade de negócio mais lucrativa, empreender no exterior tem sido uma opção interessante para quem já tem um planejamento traçado.

No Brasil, a abertura de uma empresa envolve cerca de 17 procedimentos, podendo demorar entre três e quatro meses. Em alguns lugares, por outro lado, esse trâmite leva apenas alguns dias. Além disso, o custo de legalizar um negócio fora do país pode ser significativamente menor, facilitando o empreendedorismo em terra estrangeira.

Porém, é importante estar preparado para o desafio de viver e trabalhar fora do seu país de origem. Quer conhecer as principais dificuldades enfrentadas pelo empreendedor brasileiro no exterior? Acompanhe!

Se adaptar à cultura

Estudar os costumes de um país desconhecido é o primeiro passo para compreender o mercado consumidor e ter sucesso na empreitada.

Superar a barreira da diferença cultural e se adaptar à nova realidade pode demorar vários meses. Mas, passada essa fase de transição, o profissional se torna mais seguro para encarar o desafio de empreender no exterior.

Dominar o idioma

Muitas vezes, o empreendedor acredita que tem conhecimento suficiente do idioma para se comunicar. Mas, ao chegar no país de destino, percebe que não tem a fluência necessária (especialmente no ambiente corporativo).

Por isso, é fundamental investir em um curso e buscar uma ferramenta para auxiliar o aprendizado.

Criar uma rede de contato

Como fortalecer seu networking onde você não conhece ninguém? Ao se preparar para empreender no exterior, é importante ampliar sua rede de contato. Fazer parte de uma comunidade global de empresários facilita sua entrada no mercado externo.

Além disso, é possível aprender com a experiência de outras companhias e não cometer os mesmos erros ao começar um negócio.

Entender o regime de impostos do país

A legislação, o regime de impostos e a estrutura jurídica da empresa podem variar muito em relação ao Brasil. Conhecer a diferença na tributação e no sistema de alíquotas é uma responsabilidade que não deve ser negligenciada. Afinal, essa informação é essencial para o planejamento financeiro.

Se está pensando em empreender no exterior, não basta ter uma boa ideia. É essencial contar com um plano de negócio bem-estruturado. Confira algumas dicas para ter sucesso fora do Brasil:

  • escolha o local certo, considerando o clima, a qualidade de vida e a cultura;

  • busque uma opção compatível com sua formação acadêmica e experiência profissional;

  • estime o custo de vida e tenha uma reserva de emergência;

  • calcule o prazo de retorno do investimento de forma realista;

  • providencie o documento de imigração e o visto;

  • conheça o público consumidor;

  • estude a perspectiva de crescimento.

Você acredita que o mercado internacional traz mais oportunidade? Então vale a pena se preparar para empreender no exterior!

Que tal contar com o Clube Santander Trade para facilitar sua transição para outro país? O Clube oferece uma rede de relacionamento em mais de 12 países, contribuindo para a descoberta de um potencial fornecedor ou cliente e ampliando seu networking

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Você sabe quais são os produtos mais exportados pelo Brasil?

Notícias e Atualidades

5 desafios para vender produtos no mercado internacional

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR