Como promover a diversidade no ambiente de trabalho?

Acessibilidade, empoderamento e diversidade são pautas que estão ganhando espaço.

19-10-2018

Como promover a diversidade no ambiente de trabalho

Toda empresa funciona como uma pequena sociedade. Promover a diversidade no trabalho é muito importante para que todo mundo se sinta acolhido. O gestor precisa perceber que a diferença entre as pessoas é o que faz o sucesso da companhia — já que cada um tem sua particularidade, sua forma de agir e de pensar.

Um resultado incrível pode vir de mesclar vivências diversas. E não falamos apenas da contratação de pessoas negras e do equilíbrio na quantidade de homens e mulheres. Também é essencial promover a inclusão de quem tem alguma deficiência e do público LGBTQ, por exemplo. 

Com a variedade de experiências, vem a multiplicidade de ideias e a inovação. Mas como fazer isso? Neste artigo, você vai conferir dicas de como preparar o terreno para esse progresso. Acompanhe!

Qual é o desafio do líder que busca a diversidade no trabalho?

Cada empresa tem seu DNA, ou seja, nem todo negócio vai trazer a multiculturalidade de imediato. Nesse caso, o líder já tem seu primeiro desafio, que é implantar a cultura de aceitação. Isso é fundamental para criar uma equipe sólida, capaz de respeitar o que é diferente.

Um grande líder reconhece um ambiente plural e incentiva a troca de informação, incluindo a divergência de opinião. O grande desafio é instaurar e manter essa cultura diversificada no seu time.

Como promover a diversidade?

Algumas atitudes podem ajudar a incluir a diversidade e a promovê-la na equipe. Abaixo, você confere alguns passos para trazer pluralidade à sua empresa.

Crie uma política de inclusão

Um ótimo passo inicial é inserir uma política de inclusão no código de conduta ética da empresa. Mesmo que de modo informal, toda companhia tem uma cultura e um código de ética que é seguido pela maioria dos funcionários.

Formalizar esse código e incluir nele a admiração pela diversidade pode ajudar a trazer uma nova visão. Por ser um posicionamento concreto e registrado oficialmente, o colaborador tende a respeitá-lo mais.

Incentive a conversa

Conversar com o time, entender o que cada um pensa a respeito da questão e instigar o debate sobre a inclusão traz a quebra de um tabu. A relação com a diferença deve ser incentivada, e isso é mais eficaz por meio de diálogo.

Para o líder, esse debate serve para estimular a evolução do pensamento da equipe e entender a cultura individual de casa colaborador. Dessa maneira, ele saberá quando começar a trazer profissionais com vivências distintas para o ambiente de trabalho.

Promova palestra sobre inclusão

Organize uma palestra relacionada ao tema pode fazer com que o colaborador enxergue a questão sob outra ótica. Entender o diferente, conhecer suas dificuldades e exercitar a empatia são atitudes excelentes para o começo da aceitação.

Além de ser um tema atual, a diversidade no trabalho é uma maneira eficaz de extinguir todo tipo de preconceito e gerar um clima respeitoso.

Quer criar um ambiente diversificado no seu negócio? Anuncie suas vagas aqui! A parceria com o portal trabalhando.com traz a oportunidade de conhecer candidatos qualificados!

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR