Diversidade no marketing: um desafio para os próximos anos

Entenda como realizar ações que impactam a sociedade brasileira, uma das mais diversas do mundo.

08-02-2019

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O que seria do planeta se os sete bilhões de habitantes fossem iguais? De uns anos para cá, qualquer atitude que busca multiplicidade é boa para a imagem da empresa. Por isso, chegou a hora de abordar a diversidade no marketing. Você já ouviu falar nisso?

Neste artigo, vamos mostrar esse conceito, sua importância e alguns cases de sucesso. Continue a leitura!

Saiba o que significa diversidade no marketing

A discussão sobre a diversidade no marketing gira em torno de assuntos como: igualdade de gênero, tolerância religiosa, orientação sexual, idade, padrões de beleza e cultura. Tem muito a ver com atualizar um ponto de vista e adequar o posicionamento.

O objetivo dessa ação é promover um atendimento humanizado para públicos diferentes. Por exemplo, a indústria cosmética que oferece uma base com mais de 30 tons de pele está considerando o fato de que as pessoas são plurais. Isso, é claro, gera empatia.

Entenda a importância de abraçar essa ideia

Sabe por que a diversidade no marketing é tão apropriada? Principalmente, porque a igualdade de oportunidades é um direito fundamental do ser humano. Mesmo que trabalhar esse tema não apresentasse nenhum impacto positivo para o negócio, ainda assim seria a coisa certa a fazer.

Um estudo da McKinsey & Company feito em 2015 mostrou que a empresa que incentiva a diversidade tem um retorno financeiro maior que a média. A porcentagem ultrapassa a expectativa em cerca de 35%. Isso acontece porque o consumidor atual valoriza o comportamento ético da organização.  

Conheça algumas ações para se inspirar

A Natura é uma empresa que leva em conta a particularidade de cada cliente. Prova disso são as suas campanhas. Em uma delas, a drag queen Penelopy Jean é a garota-propaganda do comercial que celebra a identidade de gênero.

O vídeo mostra como a protagonista conheceu a mulher da sua vida. Para surpresa do espectador, essa pessoa era ela mesma. Com o bordão “toda beleza pode ser”, a história incentiva todos a usarem os produtos da marca a fim de mostrar sua beleza para o mundo.

Outra indústria de cosméticos que também trabalha o tema com frequência é a Avon. Para isso, a equipe mostra modelos com peso considerado acima do padrão, afrodescendentes, transexuais e outros públicos que normalmente são excluídos de publicidade com foco em estética.

No Dia do Orgulho LGBTI, lançou um vídeo com a hashtag #SintaNaPele nas redes sociais. O conteúdo teve a participação de Elke Maravilha e serviu para divulgar o BB Cream Matte da linha Color Trend.

É bom destacar que a reação dos seguidores nem sempre é positiva. No entanto, isso acontece porque ainda existe muito preconceito. O importante é trabalhar para combatê-lo e, ao mesmo tempo, promover o diálogo.

Percebeu como é interessante começar a pensar em diversidade no marketing? Faça com que o seu público se identifique com a marca. Dessa forma, você vai ganhar engajamento e obter um resultado mais satisfatório.

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