4 desafios que toda pequena empresa tem que enfrentar

Muitos dos problemas estão relacionados à parte financeira e de planejamento.

07-02-2019

.

Ter um negócio bem-sucedido depende de uma série de fatores, independentemente do porte. Porém, no caso da pequena empresa, o desafio é ainda maior, porque o empresário precisa lidar com assuntos de diferentes áreas.

Recorrer a um serviço especializado pode ajudar, mas é importante ter noção básica sobre as eventuais dificuldades enfrentadas no dia a dia da operação.

Se tem dúvida sobre o assunto, acompanhe a leitura deste artigo! Vamos esclarecer questões que geralmente prejudicam o crescimento de uma pequena empresa no Brasil.

1. Planejamento inadequado

A capacidade de improvisar é importante. Para uma pequena empresa, pode ser até um diferencial. Por ser mais flexível, ela consegue se adequar rapidamente e aproveitar determinada oportunidade.

O problema é o empresário acreditar que pode abrir mão da etapa inicial de planejamento. O crescimento de qualquer operação depende de preparação prévia, o que só pode ser feito com um bom planejamento estratégico.

Fique atento: vale a pena dedicar tempo e recurso para planejar suas iniciativas. Afinal, se você não sabe aonde quer chegar, como vai escolher o melhor caminho?

Se tem dúvida sobre como elaborar esse documento, há cursos disponíveis de planejamento estratégico para empreendedores.

2. Má gestão financeira

Além da falta de planejamento, a má gestão financeira também prejudica o desenvolvimento da pequena empresa.

A saúde financeira não implica apenas na questão monetária. Sem uma administração correta dessa parte, a empresa corre o risco de comprometer a qualidade do serviço — o que impacta na reputação e, consequentemente, nas vendas.

Em contrapartida, se as contas estão em ordem, a empresa ganha fôlego para negociar com o fornecedor e tem condição de fazer uma oferta mais acessível para o cliente.

3. Falta de conhecimento

Reunir informação sobre a economia, o mercado de atuação e o público-alvo da empresa é condição básica para cuidar da orientação estratégica do negócio.

É a partir daí que o empresário consegue organizar, por exemplo, um plano de expansão, além de entender como fazer a captação de investimento.

Apesar da importância do conhecimento, nem sempre é fácil para o gestor lidar com as diferentes demandas do ambiente corporativo. No caso do Brasil, é complexo ter domínio de toda questão jurídica, fiscal e tributária, por exemplo.

Fique atento: pesquise sobre o assunto e recorra ao serviço de um profissional especializado. Um erro nessa área vai além de prejudicar o crescimento: pode inviabilizar toda a operação.

4. Estagnação

Ainda nessa frente de aprendizado, lembre-se de que inovação é um fator-chave para toda empresa do futuro. Assim, certifique-se de manter a equipe atualizada e de incentivar a busca de novas soluções.

Muitas empresas acabam fracassando porque deixam de acompanhar a necessidade do seu público. Ou seja, ficam estagnadas. O avanço da tecnologia exige atenção.

A automação de tarefas, por exemplo, é uma exigência do mundo atual. Isso garante mais eficiência, que pode se reverter em um melhor resultado de produtividade.

O pequeno negócio tem como vencer qualquer desafio do mercado empresarial, desde que se organize e invista em uma operação profissional. Independentemente do tamanho, não há espaço para o amadorismo!

Gostou do artigo? Está interessado em aperfeiçoar sua gestão? Confira nossas dicas de cursos para empreendedores!



CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

5 dicas para tornar o seu negócio mais sustentável

Notícias e Atualidades

Conheça os setores com os colaboradores mais felizes

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR