Conheça dados sobre o uso de cartão de crédito no Brasil

O cenário do uso de cartões vem crescendo bastante nos últimos anos – por outro lado, a utilização de cheques tem diminuído.

29-03-2018

uso-cartao-credito

De acordo com os índices divulgados pelo Banco Central em julho de 2017, – o último realizado sobre o assunto até o momento –, as transações com cartões de crédito somaram R$ 674 bilhões, o que representa um aumento de 3% em relação a 2015. Já as operações com cartões de débito contabilizaram R$ 430 bilhões, uma alta de 10%.

Os dados fazem parte das Estatísticas de Pagamentos de Varejo e de Cartões no Brasil, publicadas pela instituição.

 

Transações

Em número de operações, as transações com cartões de crédito subiram 6% de 2015 para 2016 e atingiram 5,9 bilhões de operações. No caso do cartão de débito, foram 6,8 bilhões de operações, o que representa uma alta de 5%.

 

Uso de cheque em queda

O uso de cheques, entretanto, continua em queda. Em 2016, conforme o Banco Central, ocorreram 879 milhões de operações com cheques, o que representa uma baixa de 14% em relação a 2015. O valor envolvido nas operações com cheques teve queda de 12%.

 

Expansão do débito em cidades do Interior

Segundo análise da Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito (Abecs), boa parte desse crescimento tem a ver com a expansão do débito no interior do país nos últimos anos: 58,1% de todo o valor de compras com cartões de débito ocorreram em cidades do Interior, contra 41,9% das capitais.

 

Cresce uso de equipamentos móveis

Se o uso do cheque diminuiu, por outro lado o de equipamentos móveis, como telefones celulares, registrou alta. Dados do Banco Central mostram que, em 2016, foram realizadas 16,7 bilhões de operações com equipamentos móveis, o que representa 28% do total de transações. Em 2015, este porcentual era de 19%.

 
Internet é o principal canal de acesso

A Internet continua sendo o principal canal de acesso, com a utilização de computadores pessoais. Em 2016, 33% das transações ocorreram dessa forma. Já as transações bancárias realizadas em agências ou postos de atendimento somaram 8,1 bilhões de operações, uma redução de 8% em relação a 2015.

 

*

Conheça as vantagens dos cartões de crédito ou débito do Banco Santander aqui neste link.

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

5 dicas de organização do ambiente de trabalho para ficar de olho

Notícias e Atualidades

4 motivos para utilizar documentos digitais e organizar a empresa

Desenvolvimento

Direito Trabalhista: o que todo empreendedor precisa saber

Desenvolvimento

Qualidade em Serviços

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR