Cuidados com gestão tributária que toda empresa deve ter

Entenda como essa medida tem ajudado companhias na busca ética por suas metas e objetivos

08-03-2018

Gestão Tributária


Se engana quem tenta simplificar a questão dos tributos aplicados no Brasil, principalmente se estamos falando dos empresários. A
gestão tributária é uma prática complexa e, acredite, fundamental para o bom andamento e, até mesmo, a sobrevivência da empresa.

Essa afirmação se deve ao fato de que, no país, existem dezenas de impostos aplicados às mais diversas categorias empresariais, cada um com suas especificidades e características próprias.

O Sebrae elenca aqui alguns desses tributos, os principais de cada esfera do governo – Federal, Estadual e Municipal.


Quais são os impostos a pagar em janeiro


A gestão tributária interfere no sucesso dos negócios

E muito! Diante da especificidade de cada imposto, esse assunto passa a ser um tema fundamental no interior de uma empresa – pois parte do lucro será destinada a essas exigências fiscais.

E quando falamos desses detalhes, existe tanto o ponto de vista financeiro, quanto a necessidade de estar em dia, acompanhando esse calendário de recolhimentos.


A era da transparência

Além do ponto de vista prático, com todos os detalhes que esse tema agrega, há, ainda, a questão da transparência e legalidade.

Vivemos um momento em que o fato de a empresa prezar por estar dentro das normas e da legislação é uma premissa – e a sociedade, cada vez mais, tem esperado isso dela.

Nesse sentido, não gerir os triburos de forma eficiente pode acarretar em problemas que vão comprometer a imagem da empresa diante dos consumidores e da concorrência.


Como fazer a gestão tributária

Manter um departamento atualizado e eficiente pode representar excelentes resultados do ponto de vista fiscal.

Com uma equipe capacitada para é possível inclusive trabalhar o enquadramento de sua empresa nas melhores opções disponíveis – o que pode render, inclusive, economia de impostos, menores taxas de juros, etc.

Também é impossível fechar os olhos para a tecnologia. Atualmente existem diversas opções de softwares e aplicações de gestão tributária que otimizam os processos e automatizam o monitoramento.


Você sabia que o Programa Avançar, do Santander Negócios & Empresas, promove eventos presenciais sobre temas relativos à Gestão Tributária? Quer assistir uma palestra sobre esse assunto com professores de instituições renomadas e de forma gratuita? Entre na nossa página de eventos, encontre as próximas palestras que vão ocorrer na sua cidade e faça sua inscrição.

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Confira essas 5 dicas e garanta a saúde financeira da sua empresa

Notícias e Atualidades

Como ter controle do orçamento seguindo 3 dicas básicas

Desenvolvimento

Como usar legalmente remuneração variável?

Desenvolvimento

Economia em 1 minuto - Ajuste fiscal e distribuição de renda - Parte 2

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR