Como um software CRM pode me ajudar?

Acompanhar informações dos clientes não deve ser ação exclusiva das grandes empresas.

30-10-2018

crm

O relacionamento da empresa com o consumidor se estreitou ao longo da última década. Isso se deve graças à exigência da sociedade por um produto ou serviço que atenda à sua necessidade, mas também proporcione uma experiência positiva. O resultado foi o desenvolvimento de
ferramentas como o software CRM.

A empresa que adota tal tecnologia tem muito a ganhar. Quer saber como? Continue a leitura para descobrir de que forma esse software pode ajudá-lo a potencializar o contato com o cliente!

O que é um software CRM?

O CRM é a sigla de Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente). O termo diz respeito a um conjunto prático, estratégico e tecnológico focado no comprador. O objetivo é antecipar seus anseios e otimizar a rentabilidade. Também é possível aumentar eficácia de uma campanha de captação, por exemplo.

O software de CRM é a ferramenta usada para colocar tudo isso em prática. Por meio dele, você pode reunir informações, como telefone, e-mail, endereço e compra realizada (com a data correspondente). Assim, é possível acompanhar toda a jornada do consumidor e entender o seu perfil.

Por que o CRM é importante e quais são seus benefícios?

A competitividade é algo iminente no mercado moderno. A empresa que sabe se relacionar com o consumidor sai na frente da concorrência.

No entanto, se a lista da clientela for extensa, é mais difícil manter uma boa relação com o comprador. Isso faz com que seja fundamental a presença de uma plataforma.

A importância da ferramenta está pautada na otimização do trabalho por meio da criação de uma vantagem competitiva — que é a atenção maior ao consumidor. Aliás, existem outros benefícios de investir no CRM:

  • manter uma organização: a plataforma oferece a viabilidade de organizar todo o histórico de um cliente, desde o que foi conversado com ele até a melhor maneira de contactá-lo (telefone, e-mail, reunião presencial…);

  • centralizar a informação: com o CRM, toda informação sobre o comprador fica reunida em um único lugar, o que é fundamental para o setor responsável pela venda;

  • conhecer seu cliente e sua equipe: o software permite obter dados relevantes sobre o público, mas também sobre a atuação do seu time. Por exemplo, o CRM vai oferecer insight sobre comportamento de compra, o momento em que é realizada, a forma como o colaborador lidou com a necessidade do comprador e qual foi sua abordagem;

  • fidelizar: a partir do cadastro, a empresa pode oferecer um produto ou serviço de acordo com o perfil do cliente, realizando um atendimento personalizado. Isso contribui para a fidelização.

O que considerar antes de escolher um CRM?

Escolher um software CRM pode parecer uma tarefa complexa. A boa notícia é que basta seguir a lista abaixo para garantir eficácia na escolha!

O bom CRM deve:

  • ser acessível;

  • ser colaborativo;

  • ser personalizável;

  • rastrear a atividade diária;

  • funcionar de forma integrada.

 

A solução precisa ser de fácil utilização pela equipe. O programa deve ter mobilidade e ser intuitivo. Assim, o colaborador conseguirá manuseá-lo com eficácia.

O preço também deve ser levado em consideração no momento da aquisição. Busque um sistema com um bom custo-benefício, para que a empresa ganhe com o investimento.

Por último, é preciso levar em conta o suporte disponibilizado pela companhia que oferece o CRM. Saiba como funciona o atendimento, se uma dúvida pode ser respondida prontamente ou se existe algum custo adicional.

Trabalhar de forma organizada significa melhor performance da equipe e mais dinheiro na conta da empresa. Portanto, investir no CRM é a chave para o sucesso do seu negócio.

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR