Criando oportunidades

“Aprendi a ser mais firme nas decisões e ter menos medo, porque o que eu estava fazendo estava certo” - Fabio Cavalcante da Silva

15-12-2014
    
Fabio


     “Na época eu estava vendendo coisas na rua. Eu queria um lugar fixo para trabalhar e queria poder contar para a minha filha o que eu fazia”, relembra Fabio.






    
Foi a combinação de muito trabalho com coragem de se arriscar que foi abrindo portas na vida de Fabio Cavalcante da Silva. Aos 12 anos, o morador do bairro de Paraisópolis começou a trabalhar com troca de óleo para ajudar a família e ter certa independência financeira. Depois, passou a trabalhar em bicicletarias até que, aos 18 anos, conseguiu realizar o sonho de ter seu próprio negócio.
 
Infelizmente, os dois primeiros empreendimentos de Fabio – ambos lanhouses – não vingaram, porém, isso não o desanimou quanto ao empreendedorismo. Em 2010, Fabio e sua esposa, Josi, descobriram que teriam uma filha. Ao invés de procurar um emprego, o jovem apostou em seu sonho novamente: juntou o que restava de suas economias e investiu em uma padaria, no bairro de Campo Limpo.
 
“Na época eu estava vendendo coisas na rua. Eu queria um lugar fixo para trabalhar e queria poder contar para a minha filha o que eu fazia”, relembra Fabio.
 
Trabalhando de domingo a domingo, aos poucos Fabio e Josi começaram a ver o esforço recompensado. Em 2012, foi oferecido a eles o ponto ao lado do comércio para que eles pudessem expandir o negócio.  A expansão, porém, foi substituída por outra ideia: a de abrir um mercado. Foi aí que surgiu o Mercado VEMQTEM.
 
O risco foi alto. Só em maquinário, o investimento inicial foi de R$ 28 mil, conseguido por meio de um empréstimo. Em compensação, em três meses, o Mercado VEMQTEM já tinha uma segunda unidade e, aos 21 anos, Fabio já era proprietário de dois mercados e uma padaria. Depois de passar por roubos e problemas com funcionários, Fabio decidiu vender a padaria para focar nos mercados.
 
Durante um de seus dias de trabalho, o empreendedor recebeu o convite para participar do Programa Parceiros em Ação e o aceitou. No treinamento, percebeu que já agia da maneira correta diante de muitas situações e aprendeu a valorizar mais seu conhecimento. “Aprendi a ser mais firme nas decisões e ter menos medo, porque o que eu estava fazendo estava certo”, diz.
 
Fabio ainda não tem muitos planos delineados para o futuro, porque está pagando um apartamento que comprou em Campo Limpo, para onde vai ser mudar no ano que vem. Ainda assim, já cogita aumentar seus mercados ou adquirir o segundo ponto comercial para parar de pagar aluguel.
 
Fabio Cavalcante da Silva foi apoiado pelo Programa Parceiros em Ação, que é realizado pelo Santander em parceria com a Aliança Empreendedora. O objetivo do programa é capacitar microempreendedores nas praças de atuação da Santander Microcrédito.

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR