Consumidor 2.0: entenda suas principais características

O comportamento do consumidor muda a cada dia. Para garantir sua satisfação, é essencial monitorar suas características.

09-07-2018

consumidor 2.0

A realidade de consumo mudou muito nas últimas décadas. Antes o consumidor aceitava o que o mercado oferecia, mas hoje é ele quem dita o que a empresa deve ofertar. Consequentemente, toda organização precisa se adaptar para conquistar o chamado consumidor 2.0.

No artigo a seguir, vamos mostrar algumas características desse novo consumidor para que a sua empresa consiga se atualizar. Continue acompanhando!

O consumidor 2.0

O consumidor 2.0 é aquele que baseia sua compra em informações que o ajudam a tomar uma decisão.

Esse tipo de consumidor preza a experiência, mas também pesquisa antes de realizar a aquisição, exigindo que as empresas acompanhem esse ritmo. Aquelas que não se adaptam à realidade correm o risco de perder espaço no mercado.

As características do consumidor moderno

A tecnologia foi a principal influência para a mudança de hábitos de consumo, o que levou ao nascimento dos consumidores 2.0: pessoas conectadas e com acesso à informação.

Mas existem outras características que se destacam. Veja a seguir!

Aumento do uso do dispositivo móvel

Uma pesquisa do IBGE apontou que cerca de 92% dos brasileiros possuem smartphone. É um número superior ao de computadores, por exemplo. Logo, uma característica do consumidor moderno é justamente preferir um produto ou serviço que possa ser encontrado por meio desse dispositivo.

De acordo com a Cuponation, as compras por celular aumentaram 31% em 2017 e tendem a continuar crescendo nos próximos anos. Isso se deve à maior facilidade proporcionada pelo smartphone, que pode ser acessado a qualquer hora e lugar.

Está aberto a experiências

Como mencionamos, o consumidor 2.0 valoriza a experiência proporcionada pela empresa. Isso torna a fidelização mais complexa. Afinal, esse indivíduo procura novidades o tempo todo e está aberto a testar produtos e serviços até encontrar aquele que se adapta melhor à sua realidade naquele momento.

Consome conteúdo antes da aquisição

A pesquisa Content Trends de 2018 apontou que 98,9% dos entrevistados consomem conteúdo online. Isso mostra o poder que o marketing de conteúdo adquiriu nos últimos anos.

Os consumidores não querem apenas encontrar o produto, mas também conhecer a empresa, entender seu posicionamento e valores, saber quais são os benefícios da aquisição, entre outras informações. Ou seja, querem ter acesso a conteúdos sobre a marca.

É engajado nas redes sociais

Outra característica do consumidor 2.0 é que ele tem um alto engajamento nas redes sociais. Ele não só consome conteúdo nessas mídias, mas também cria os seus próprios.

Aliás, esses canais são pontos de contato com amigos, família e conhecidos, que podem influenciar a compra de um produto ou serviço por meio de sua opinião.

É multicanal

Ao mesmo tempo em que está lendo algo no blog, ele acessa as redes sociais da marca e assiste a um vídeo no YouTube.

Os diferentes pontos de contato mostram uma característica comum ao consumidor 2.0, que é a habilidade de lidar com múltiplos canais.

Por exemplo, se ele não encontra a informação que precisa no site, ele vai procurar no Twitter ou LinkedIn. Logo, as empresas precisam cobrir todo esse espectro de mídia.

O consumidor 2.0 ainda apresenta outras características proeminentes, como maior exigência por qualidade, valorização da transparência, comprometimento no suporte, atendimento de excelência, entre outros. A empresa precisa estar atenta a isso e investir nos canais digitais para conseguir conquistá-lo.

Quer saber mais sobre como potencializar sua estratégia nas redes sociais? Acesse a nossa página sobre conectividade!

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