Conheça quais perguntas são essenciais em uma entrevista de emprego efetiva

Perguntas devem explorar características pessoais e competências dos candidatos

20-03-2017

perguntas-entrevista-empregoFoto: Shutterstock

Não é só o candidato que deve preparar-se para uma entrevista de emprego: é dever do entrevistador planejar-se e organizar-se para que o profissional selecionado seja a melhor escolha para a empresa.

A preparação pré-entrevista consiste em verificar, novamente, os requisitos da vaga – para descobrir o que analisar nos candidatos –, rever os currículos dos profissionais – para decidir se quer explorar algum ponto específico – e criar perguntas estratégicas para avaliar o alinhamento do concorrente com as expectativas da organização.

As perguntas serão divididas em duas categorias: algumas serão específicas sobre o cargo disputado e as necessidades da empresa; enquanto outras serão pensadas para avaliar as características pessoais do candidato.

Descubra quais perguntas são essenciais em uma entrevista de emprego para que o resultado da conversa seja assertivo:

1.Por que você escolheu esta profissão?
O objetivo dessa pergunta é entender a escolha do candidato e descobrir quais interesses e motivações o guiaram a trilhar o caminho profissional.

2. Como foram suas experiências profissionais anteriores?
O entrevistador deve pedir para que o candidato descreva os cargos que colocou no currículo – visando descobrir mais sobre seu perfil profissional e como ele se posiciona.

3. O que você aprendeu com as experiências anteriores?
Com essa pergunta, é possível identificar o interesse e a predisposição do candidato em aprender novas habilidades dentro do futuro trabalho.

4. Por que você quis mudar dos empregos anteriores?
Para descobrir as motivações do candidato como profissional, o entrevistador pode fazer essa pergunta. O questionamento também auxilia o recrutador a identificar se o concorrente tende a ficar pouco tempo nas organizações ou se tem um bom relacionamento com os colegas de trabalho.

5. Você já foi demitido? Por quê?
Novamente para descobrir como o profissional age em um ambiente de trabalho, o recrutador pode questionar sobre eventuais desligamentos durante a carreira e perguntar o porquê. Candidatos que foram demitidos de muitos locais podem demonstrar instabilidade.

6. Como você se esforça para atingir um resultado?
O recrutador pode fazer essa pergunta para descobrir o comprometimento do candidato com seu trabalho.

7. Cite os principais desafios que você enfrentou até aqui
Para descobrir, novamente, como o profissional se comporta no ambiente de trabalho, o entrevistador pode pedir exemplos reais de desafios vividos e superados pelo candidato.

8. Como você supera os obstáculos que aparecem no meio do caminho?
É importante descobrir como o candidato reage aos imprevistos comuns ao mundo dos negócios.

9. Você costuma ajudar seus colegas de trabalho?
Uma das características fundamentais que os candidatos devem ter é saber trabalhar bem em equipe. Por isso, o recrutador pode questionar como o profissional lida com seus colegas.

10. Por que nós deveríamos te contratar?
Pergunta padrão, para descobrir se o candidato consegue dar exemplos reais relacionados à oportunidade em questão – é o momento certo do profissional se autopromover.

11. Como você pode contribuir para o desenvolvimento da empresa?
Essa pergunta é fundamental para descobrir se o candidato se comprometeu a estudar a empresa previamente e se o profissional está realmente alinhado à cultura organizacional da empresa.

12. Como você se imagina em cinco anos?
Com essa pergunta, também é possível descobrir se o perfil profissional e o jeito de ser do candidato são aderentes às perspectivas da empresa.

Mas, independentemente da idade, é necessário preparar-se antes de empreender. “Não basta apenas gostar de determinada área – é preciso conhecê-la a fundo: pesquisar o mercado de atuação, estudar a concorrência e investir na formação pessoal”, explica Paulo. “Só assim será possível alcançar o sucesso pleno do negócio”.

Conheça o curso online: A arte do recrutamento: como atrair os melhores profissionais para seu negócio. Matricule-se já!

Veja também:
» Cursos online que disponibilizamos para você e seus funcionários
» Construindo Equipes: anuncie suas vagas gratuitamente conosco
» Desenvolvimento: as ferramentas essenciais para gerir o seu negócio

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Passo a passo para inscrever sua empresa no Programa Universitário-Empresas

Notícias e Atualidades

Em quatro meses, pequenos negócios criaram quase 300 mil novos empregos

Desenvolvimento

Previsão de vendas

Desenvolvimento

Empresas familiares e as contribuições da governança corporativa

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR