Como impulsionar a satisfação no ambiente de trabalho

Investir na satisfação de funcionários gera resultados mais positivos para uma organização

12-05-2017

impulsionar-satisfacao-trabalhoFoto: Shutterstock

O otimismo no ambiente de trabalho é um aliado dos bons resultados: um local positivo, que promove – e valoriza – a satisfação de seus funcionários só tende a crescer.

Como impulsioná-lo? Pequenas ações diárias, envolvendo, especialmente, a comunicação e a liderança de uma organização, podem fazer uma grande diferença no dia a dia de cada colaborador – refletindo, diretamente, na imagem e posicionamento de uma companhia.

Confira quatro maneiras de uma empresa impulsionar a satisfação de seus funcionários no ambiente de trabalho:

Promover o bom relacionamento entre os funcionários
Para que o ambiente de trabalho seja harmonioso, os funcionários precisam, antes de tudo, estar bem com sua equipe e seus líderes. Trabalhar em conjunto é fundamental para um bom andamento do negócio, por isso, a empresa deve investir em projetos e comunicações que estimulem o bem-estar e a parceria entre seus colaboradores.

Líderes também devem fazer esse exercício com seu time: promover trabalhos em equipe e reuniões de alinhamento semanais são essenciais para estabelecer uma relação de parceria entre o grupo.

Ajudar os colaboradores a encontrarem seu propósito
Afinal, qual o papel de cada funcionário nos resultados da empresa? Colaboradores ficam mais motivados com suas funções ao descobrirem como seu trabalho impacta diretamente o desenvolvimento da organização.

É papel da companhia e de seus líderes apresentarem aos profissionais como são importantes para o crescimento da corporação e ajudarem a encontrar um propósito dentro do local em que trabalham: o porquê estão entregando o que entregam e como essa entrega reflete nos resultados.

Investir no desenvolvimento de seus funcionários
Não há melhor investimento para uma empresa do que promover o desenvolvimento de seus funcionários. Organizações que valorizam a formação de seus colaboradores observam resultados mais positivos e profissionais mais motivados em conquistarem novos desafios.

Workshops, palestras, financiamento de cursos, aulas in company: existem diversas maneiras de uma empresa aprofundar os conhecimentos, pontos fortes e habilidades de seus colaboradores.

Valorizar a qualidade de vida dos colaboradores
Empresas que promovem programas e projetos que valorizam a qualidade de vida de seus funcionários experimentam um ambiente de trabalho muito mais inovador e motivador.

De horários flexíveis, a dias livres em datas comemorativas, passando por iniciativas saudáveis e de integração: quando o colaborador sente que sua vida pessoal também é valorizada pelo local em que trabalha, tende a entregar suas demandas mais rápido – mas mais satisfeito com o que faz.

Veja também:
» Quero que minha empresa cresça: as principais notícias sobre gestão, mercado, marketing, estratégia e finanças
» Conexões: os cases de sucesso que indicamos conhecer
» Cursos online que disponibilizamos para você e seus funcionários
» Construindo Equipes: anuncie suas vagas gratuitamente conosco
» Desenvolvimento: as ferramentas essenciais para gerir o seu negócio

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Ambiente de trabalho e horários flexíveis são fator de escolha para 83% dos profissionais

Notícias e Atualidades

Afinal, o que é cultura organizacional e por que eu devo me preocupar com isso?

Desenvolvimento

E esse tal de equilíbrio? Como harmonizar pessoas e resultados nos negócios

Desenvolvimento

Construindo um sonho do zero com Salim Mattar e Pedro Passos

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR