5 maneiras de deixar seu time mais motivado

Saber motivar é um dom que pode ser desenvolvido por qualquer profissional que queira fazer a diferença dentro de uma empresa

10-04-2017

time-mais-motivadoFoto: Shutterstock

Para alcançar resultados positivos, uma empresa precisa ser estruturada por equipes motivadas. Estimular o comprometimento dos colaboradores diariamente é tarefa fundamental de organizações que prezam pela evolução contínua de seus negócios. Ou seja, ter bons times é necessário para manter uma boa posição no mercado.

Equipes compostas por profissionais comprometidos são, de fato, imbatíveis. O principal responsável por mantê-las motivadas, alinhadas às ações internas de uma empresa, é o líder: gestores têm papel exemplar no estímulo do talento de cada funcionário de sua área.

Saber motivar um time é realmente difícil, mas é um dom que pode ser desenvolvido por qualquer pessoa que queira fazer a diferença dentro de uma empresa. Confira, abaixo, cinco maneiras de deixar uma equipe motivada – e observe como funcionários felizes aumentam ainda mais os resultados positivos do negócio:

RESPEITO
Todos os membros da equipe devem ser tratados da mesma maneira e com respeito: diferenças e divisões podem impactar negativamente o desempenho do grupo como um time. Líderes sabem reconhecer a importância de cada colaborador dentro de uma área e, mais do que isso, conseguem mostrar para cada funcionário seu papel dentro dos resultados da organização.

RECONHECIMENTO
Quando um profissional tem seu trabalho reconhecido por uma figura de liderança, tende a melhorar ainda mais seu desempenho dentro da equipe. Um líder pode aproveitar momentos com seu time para reconhecer o desempenho de cada membro. Elogiar em público tem um resultado ainda mais efetivo. Em relação às criticas, que são inevitáveis ao longo da carreira, devem ser feitas de maneira construtiva e diretamente ao colaborador.

ATENÇÃO
Para ser efetiva, a liderança precisa estar próxima de seus liderados. Um gestor que governa seu time sem aproximar-se de seus funcionários, dificilmente encontrará uma equipe motivada com suas funções. É preciso estar por perto. Ensinar quando preciso; elogiar sempre que necessário. Quem não acompanha o desempenho do time, dificilmente saberá agir quando algo estiver errado com algum membro ou demanda.

TRANSPARÊNCIA
Funcionários precisam estar a par do que acontece dentro de uma empresa, principalmente dentro de sua área. Por esse motivo, líderes não devem esconder informações – a não ser que sejam confidenciais. Quanto mais transparentes forem, mais credibilidade terão com a equipe, que tende a confiar cada vez mais em seu gestor. Um líder que não é transparente acaba criando barreiras de relacionamento com seu time.

DESEMPENHO
Profissionais tendem a trabalhar melhor quando recebem metas para cumprir e enxergam seu papel dentro da evolução de uma empresa. Estipular objetivos para cada membro de uma equipe e mostrar como a demanda está relacionada ao desempenho positivo da organização estimula o engajamento do colaborador com a companhia. O líder precisa criar metas claras e realizáveis e se certificar de que o time sabe qual caminho deve seguir – seu papel, como gestor do grupo, é guiá-lo sempre pelo melhor caminho.

Durante o encerramento, os temas discutidos devem ser elencados, a fim de descobrir se o objetivo do encontro foi alcançado. A partir das definições, já é possível adiantar os temas dos próximos encontros para que já possam se preparar e se organizar.

Veja também:
» Quero que minha empresa cresça: as principais notícias sobre gestão, mercado, marketing, estratégia e finanças
» Conexões: os cases de sucesso que indicamos conhecer
» Cursos online que disponibilizamos para você e seus funcionários
» Construindo Equipes: anuncie suas vagas gratuitamente conosco
» Desenvolvimento: as ferramentas essenciais para gerir o seu negócio

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Conheça os setores com os colaboradores mais felizes

Notícias e Atualidades

Precisando contratar? Veja como analisar um currículo

Desenvolvimento

Gestão de Pessoas 1 - Maira Habimorad

Desenvolvimento

Cultura Organizacional e Modelo de RH

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR