4 passos para aumentar o faturamento no setor de varejista

Dicas para vender mais no varejo em um momento em que o e-commerce conquista cada vez mais consumidores.

06-04-2018

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Aumentar o faturamento no varejo é o maior desafio que os empresários do setor enfrentam, considerando as mudanças nos padrões de consumo e a expansão do comércio eletrônico.

A última Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), feita em dezembro de 2017 pelo IBGE, mostra incremento de 3,3% nas vendas, comparado com o mesmo mês de 2016. Ainda que seja um mês festivo, esse não deixa de ser um sinal de que sempre é possível vender mais — desde que sejam efetivadas as estratégias certas.

São algumas dessas estratégias que queremos destacar neste artigo. É possível que você conheça pelo menos uma delas, o que não quer dizer que não dê para fazer de outra forma, certo?

1. Priorize o bom atendimento

Uma pesquisa da consultoria Accenture, feita em 33 países e com mais de 24 mil clientes, revela que o mau atendimento foi responsável por perdas de 217 bilhões de dólares em 2015. Outro dado importante: 86% das pessoas que recebem um atendimento ruim procuram outra loja para comprar. Ou seja, se sua loja deixar de atender bem 10 clientes, apenas 2 deles voltarão a adquirir seus produtos ou serviços.

O bom atendimento é aquele que faz o cliente se sentir especial. Dizer que todos merecem tratamento VIP não é exagero. Afinal, não há outra forma para atrair, fidelizar e encantar.

2. Redefina o mix de produtos

É verdade que, em momentos de recessão, muitos negócios passam a diversificar o mix de produtos com o objetivo de ampliar sua participação no mercado. Por outro lado, vender de tudo um pouco pode surtir o efeito contrário, já que as pessoas não saberão bem que tipo de mercadoria você oferece.

Redefinir o mix de produtos de forma criteriosa e estratégica é uma maneira de aumentar o faturamento. Vamos imaginar que você venda artigos para crianças em uma região em que grande parte das pessoas é solteira ou não tem filhos. Antes de variar sua linha, é importante que você esteja cercado de muita informação, de preferência pesquisas de mercado ou ferramentas de digital analytics.

3. Concentre em um nicho específico

Já que citamos lojas que vendem de tudo um pouco e por isso prejudicam suas vendas, podemos dizer que, em tempos de alta concorrência pelo consumidor, dedicar atenção a nichos específicos pode ser a melhor solução.

Nesse caso, sua empresa deverá conhecer bem o público-alvo: seus gostos, suas preferências, que tipo de comunicação funciona e suas mídias mais acessadas. Vale investir em marketing digital e de relacionamento com foco em publicações impulsionadas no Facebook e no Instagram.

4. Ofereça valor agregado para aumentar o faturamento no varejo

Essa é uma estratégia relativamente bem conhecida e que pode elevar sua performance comercial. Aqui, é importante contar com um bom trabalho de benchmarking, uma vez que você deverá aumentar o valor agregado dos seus produtos ou serviços com base no que a concorrência tem feito. 

Quando seu negócio se coloca à frente dos concorrentes, fica difícil um cliente fazer objeções como “achei mais barato em outro lugar” ou “esse produto não é o que eu procurava”.

Procure saber o que as outras lojas do seu segmento estão vendendo, crie diferenciações para os seus produtos e venda sempre com base no seu maior valor agregado. Assim, aumentar o faturamento no varejo será uma consequência natural, já que seu negócio vai oferecer aquilo que as pessoas procuram — e não somente o que você gostaria de vender.

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