Aprenda como calcular o retorno sobre o investimento da sua empresa

Conheça o cálculo ROI e como aplicá-la à realidade do seu negócio

19-05-2017

Foto: Shutterstock

Você sabe como identificar qual campanha é um bom investimento para o seu negócio? Se não, está na hora de conhecer o cálculo ROI (Retorno Sobre Investimento).

Métrica mais importante a ser acompanhada por uma empresa, o ROI permite a análise de quanto a organização ganhou ou perdeu em uma aplicação, o prazo de retorno financeiro da iniciativa e se os resultados saíram como esperado no planejamento prévio – para, assim, administrar melhor os próximos investimentos e campanhas.

Calcular o ROI regularmente ajuda a empresa, ainda, em modificar metas comerciais, buscar resultados mais factíveis, engajar funcionários em busca de retornos mais positivos e organizar as despesas de maneira mais efetiva.

Voltando para a campanha, pode-se dizer que houve retorno positivo quando, no mínimo, os resultados foram capazes de cobrir o investimento. O cálculo (ROI) para identificar é feito da seguinte forma: subtrai-se o ganho obtido a partir do investimento pelo investimento inicial e, em seguida, divide-se esse resultado pelo investimento inicial.

Simplificando, a fórmula é: ROI = (Retorno do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento. O resultado pode ser multiplicado por 100 para expressar o valor em percentual (%). Por exemplo, se o ganho obtido foi de 100.000 reais e o investimento inicial foi de 20.000 reais, então: (100.000 - 20.000) / 20.000 = 4. Ou seja, o retorno foi de quatro vezes o investimento inicial, ou 400%.

É importante ressaltar que toda despesa da empresa durante o processo ou campanha deve ser incluída no valor do investimento inicial, caso contrário, a conta não dará o resultado preciso. Além disso, o valor do ROI não está estipulado como positivo ou negativo. A empresa é que determina qual valor quer alcançar e as margens dos seus resultados: um resultado de 100% de retorno pode ser considerado satisfatório em determinado caso e insatisfatório em outro.

COMO OTIMIZAR O ROI NAS AÇÕES DE MARKETING DA SUA EMPRESA
Primeiramente, a empresa deve ter em mente que, quanto maior a qualidade do conteúdo que oferece a seus clientes e potenciais consumidores, maior será o seu ROI. Isso porque, um conteúdo relevante e bem produzido tem o poder de atrair mais tráfego e engajamento, aumentando a notoriedade da marca no mercado.

Mas o conteúdo não deve ser produzido com base no achismo. É preciso mensurar, constantemente, o engajamento dos clientes com as campanhas digitais, para criar conteúdos baseados em suas expectativas e necessidades. Monitorar as redes sociais e outros canais da organização é fundamental para aumentar o resultado do ROI.

A partir dos resultados do monitoramento e do cálculo ROI, a empresa deve, também, aprender com as iniciativas que não geraram o resultado esperado, sem persistir no erro e mudando a estratégia de atuação. Falhas acontecem e é preciso tirar o melhor proveito delas.

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