A importância da experiência positiva do usuário com seu negócio

Clientes são os principais responsáveis por chamar a atenção de novos consumidores

28-06-2017

usuario-experiencia-positiva-negocioFoto: Shutterstock

A experiência do usuário abrange todo o caminho da interação entre o cliente com uma empresa e seus produtos ou serviços oferecidos. A organização deve se preocupar em fazer com que essa jornada, de contato ou compra, seja sempre positiva, de forma que o consumidor sinta que suas expectativas e necessidades tenham sido resolvidas.

Para alcançar o sucesso, uma empresa precisa focar, primeiramente, na satisfação de seu público-alvo, procurando sempre alternativas que possam garantir a competitividade do que fornece ao mercado ao tornar a experiência do consumidor com sua marca algo realmente inesquecível.

Ou seja, uma organização precisa saber envolver o usuário exatamente da forma com a qual ele estava esperando. Alguns fatores facilitam na criação dessa empatia: clientes possuem uma experiência positiva quando o processo ou serviço que buscam são simples de usar e quando o acesso às informações que estavam buscando é fácil.

Isso significa que todos os procedimentos e serviços da companhia devem ser desenvolvidos pensando na satisfação do consumidor, de forma que o envolva e ajude da maneira que deseja: desde o atendimento ao cliente, passando pelas redes sociais, usabilidade do e-commerce ou portal do negócio, interações por e- mails marketing, ofertas exclusivas e acompanhamento pós compra.

Ao oferecer uma experiência positiva ao seu cliente, uma empresa consegue, além de fidelizá-lo à marca, divulgação espontânea de seus produtos e serviços para novos potenciais consumidores, o que, consequentemente, interfere positivamente na produtividade, vendas, aumento de lucros e vantagem competitiva no mercado. Se um consumidor está satisfeito com um negócio, irá influenciar um novo comprador a conhecê-lo.

COMO CRIAR UMA EXPERIÊNCIA POSITIVA PARA O CLIENTE
Para criar uma experiência significante para um usuário, a empresa precisa desenvolver seus produtos e serviços com um único propósito: seu consumidor realmente precisa disso? Ele irá utilizá-lo? Tudo o que for criado por uma organização deve ser a solução para alguma expectativa ou problema que o usuário possua, de forma que o incentive a usá-lo.

Mas não é permitido lançar esse produto ou serviço para o mercado sem, antes, testar sua usabilidade. O cliente não pode ter nenhuma barreira para acessar ou utilizar o que a empresa está fornecendo. Um e-commerce, por exemplo, deve possuir todas as informações necessárias sobre o que é oferecido, fornecer um atendimento online, divulgar os contatos da empresa e possuir uma ótima navegabilidade, em qualquer dispositivo.

Sempre tenha em mente que o seu produto ou serviço deve despertar a vontade do consumidor de utilizar ou adquirir. Por isso, por fim, sempre se coloque no lugar do cliente como usuário, para avaliar a experiência proposta pela criação.

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